Sana Inside » 'Revista eletrônica HUMZine lança coletânea com bandas novas'

Revista eletrônica HUMZine lança coletânea com bandas novas

A revista eletrônica HUMZine, que une em seu site música, artes plásticas, literatura, poesia, crônicas, etc, resolveu juntar algumas bandas que aparecem em suas matérias num único CD, com faixas tiradas dos discos ou demos dos grupos. Mesmo sendo um CD-R, o trabalho gráfico do disco – incluindo o selinho que vem grudado no CD – é de primeira, como aliás convém ao zine.


A seleção é bastante variada e vai dos nomes mais pop ao mais anti-comerciais (ou menos pop, digamos). O Lasciva Lula, um dos nomes mais indie do disco, vem com um jazzinho-rock de excelente qualidade em “Quarta-feira de cinzas” – por sinal uma das melhores do EP que a banda lançou ano passado. O Abaixo de Zero vem com seu punk-brit-pop de excelentes guitarras na faixa “Mas pra onde foi o mal?” (pena que a faixa escolhida não foi “Existe uma coisa que é o brilho do sol”, a melhor da banda). O Clarim Diário, por sua vez, mostra competência pop mesclada a MPB e ao soul em “Castelos e princesas” (um futuro hit para a banda, se Deus quiser e as rádios e gravadoras permitirem). O Ventania, em “Divagações sobre o tempo” e o Noitibó, em “Hocus pocus” (uma samba-rock a Jorge Ben que é uma das melhores músicas da banda) unem veia pop ao som feito por bandas underground dos anos 80, como Fellini e Voluntários da Pátria.


A partir daí o disco começa a ficar mais pesado e até experimental. Johnny Maquei & Salles Band, uma das melhores bandas, mostra um rock com guitarras distorcidas e pesadas e um quê de White Stripes em “Vendido”. Os Ouvintes vêm com “Chá verde” – com uma música dessas não tinha como não haver psicodelia no meio, mas embebida em um rock pesado e ruidoso, com elementos repetidos e efeitos eletrônicos. Já o Nauzia levanta a bandeira do hardcore no instrumental “Mortos vivos”. Os três últimos nomes, por sua vez, também seguem a trilha da eletrônica. O Tronn mexe na seara do industrial pesadíssimo em “Entre nós”. O Gerador Zero cria um forrock-drum n bass instrumental em “Feira de São Cristóvão” (atenção para as guitarras wah-wah). E Mary Fê, na bela “Paisagem reflexo”, vem com uma bossa eletrônica associável a projetos como o mim e à MPB da Trama. Conheça o HUMZine em www.humzine.cjb.net e peça o CD.

© 2008 Powered by WordPress