Disco music radical no CD do BSB Disco Club
Sabe aquelas bandas que hoje em dia, século XXI, fazem disco music? Não, peraí, volta aqui… O BSB Disco Club faz disco music radical, se é que isso é possível. Nada de ensaiar uns passos imitando John Travolta com um sorvete na testa: a praia da banda, até pelo que deu pra ver no release, não é a de enfiar uma peruca black-power na cabeça, uns óculos esquisitos, uma calça boca de sino e achar que faz som anos 70. É samba-soul-disco mesmo, como se o disco tivesse sido lançado em 1977 ou 1978, com direito a umas chupadelas de leve em levadas de sucessos da época. O disco não tem influências de rap, não tem samplers, não tem bateria eletrônica, nada disso. Só tecladeira antiga (o nome “fender rhodes”, que para mim já é sinônimo de qualidade, aparece no encarte em todas as faixas do CD).
Grande parte das faixas do CD fazem o BSB Disco Club se assemelhar mais a uma Banda Vitória Régia (sem o Tim Maia, lógico) do que a qualquer outra coisa. O núcleo do grupo é formado por três músicos (os vocalistas Marcos e Georgia e o tecladista Ricardo), junto a guitarristas, um baixista, um batera, um percussionista e uma seção de cordas e metais. Não é um disco de flashback: a banda só apresenta composições próprias – que soam como B-sides perdidos dos anos 70 – e acrescenta coisas novas. O grupo mostra que escutou muita black music nacional em faixas como “Medo do escuro” (lembra Cláudio Zoli, Cassiano nos graves e até Lulu Santos na fase dance) e “Bomba relógio”. “A cada instante” é disco-music com cara de Brasil e tem uma qualidade de gravação meio antiga. “Desacelerar” tem uma guitarra phaser na introdução que lembra bastante “O filósofo”, música de 1976 de Jorge Ben.
Ah, sim, um detalhe interessante: o disco não tem baladas. É só groove, com direito a grandes linhas de baixo (escute “Superpoderosa”) e ataques de percussão. No fim das contas, é música de festa, mas com compromisso, com qualidade e aliada a um tradição que parece não ter fim: a dos combos samba-soul-black-disco-etc. Conheça o site da banda em http://www.bsbdiscoclub.com.br (o e-mail da gravadora GRV Produções é grv1@uol.com.br).