CD do festival Pop Rock Tropical, de Natal (RN)
A rádio FM Tropical é uma rádio pop de Natal (RN) que teve uma idéia bastante razoável: montar um festival com as bandas de lá e lançar um CD ao vivo, gravado durante o próprio evento, com as bandas classIicadas. O CD em questão traz as bandas classificadas em 2000 e foi lançado um ano depois. Unindo quase todas as bandas, está o apreço pela mistura de rock, samba e ritmos negros.
As bandas escolhidas, de modo geral, são boas e a gravação ao vivo serviu para valorizar o peso das músicas. A Officina, uma das que mais se destacam, mistura rock e música negra a refrões gritados e arranjos que incluem até blues -destaque para “Desabafo”, hardcore com solos legais e letra estilo pé-no-brega. Os Mad Dogs diferem do resto do CD e vêm com uma energia que faz falta hoje em dia: é só uma banda de blues e rock sacana, além de mandar um jazzinho meio Sexteto Onze e Meia em “Vida dura”. Sueldo Soares, o único nome solo da coletânea, faz um balanço funk-soul-samba com cara de anos 70, na música “Hey bro!”. E o Brigitte Beréu também se mostra uma das melhores, misturando samba, rock e soul baseado em guitarras pesadas, pedal wah-wah e percussão – destaque para o peso de “Ferro de solda”, lembrando muito a energia da Nação Zumbi.
O Peixe Coco, por sua vez, é uma boa banda, mas tem que tomar cuidado para não ficar num patamar igual ao que o rock carioca estava há alguns anos. O Ragganóia, uma banda de reggae, investe num gênero já meio esgotado e necessitando urgentemente de boas idéias – embora dê para destacar a música “Horas nuas”. O Boca de Sino, que fecha o disco, tem um som legal, mas ganharia muito mais se passasse a cantar em português e fugisse do ska-rock (outro gênero meio esgotadinho, aliás). O telefone da FM Tropical, para quem quiser conhecer o disco ou até mandar uma demo, é (0xx84) 2211-6400 (uma das bandas que participaram do CD, o Brigitte Beréu, tem seu site em www.brigittebereu.com).