Sana Inside » 'CD da banda carioca Chinelo de Couro Cru impressiona'

CD da banda carioca Chinelo de Couro Cru impressiona

Teria o Chinelo de Couro Cru & Os Cruzados de Canhota escolhido esse nome para sacanear bandas como Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens, Paralamas do Sucesso e Engenheiros do Hawaii – que, ou reduzem o nome, ou acabam conhecidos apenas pela primeira parte? Sei lá, só sei que Ninguém aqui é pai de Zeus, EP dos caras, é um puta disco de rock, reunindo peso, psicodelia, experimentalismo, ruídos, poesia, ironia e independência. Dá até pena, porque provavelmente não vai haver lugar pros caras no mainstream viciado de hoje em dia. Para quem quer ter uma idéia, o experimentalismo lisérgico da banda une grupos como Mutantes, Led Zeppelin, Flaming Lips, Sonic Youth, Queens of The Stone Age, Velvet e outros.


O CD começa ameaçando um Los Hermanos, na concretista “Hum” (pra quem entende de psicologia, a letra chega a lembrar aquelas “frases para completar”, do argentino Boholavski). Dá pra perceber depois que a experimentação, tanto em letras quanto em música, é uma constante no som do grupo e é algo usado para envolver o ouvinte. Em “Tantas e o monstro”, o som do Chinelo se mostra bem mais pesado que parecia no início. “Três em fúria” abre com um blues e logo vira uma doideira cheia de efeitos – graças aos vocais e a uma frase de guitarra repetida continuadamente, num clima bem stoner rock.


O disco vai das músicas mais leves ao peso total. É a partir da raulseixista “Canção para a morte (ou para a vida)” que o Chinelo começa a se mostrar cada vez mais psicodélico. “Lagarto”, que ameaça ser a música mais MPB do disco, vira um rock bem anos 70 e culmina em doze minutos de psico-noise, com direito a barulheiras, guitarras em e-bow, viagens de baixo e bateria. Fechando o CD, vem a segunda versão de “Hum”, com mais de dez minutos de ruídos, interferências, peso, manipulação de fitas, vocais gaguejados e mais improvisações lisérgicas tiradas da faixa anterior. Um som realmente impressionante – vale destacar também o visual do CD, feito em forma de livro, com várias poesias e fotos. Conheça o Chinelo no site www.chinelode.cjb.net (e-mail: chinelodecourocru@ig.com.br).

© 2008 Powered by WordPress