Al Jarreau segue flerte com pop sofisticado em “All I Got”
Falar em Al Jarreau significa citar o nome de um dos intérpretes mais importantes do R&B e jazz, que influenciou montanhas de músicos ao redor do mundo com sua inconfundível voz que continua na ativa há quase 3 décadas. Seu mais recente trabalho, “All I Got”, saiu nos EUA e Europa em Setembro e chegou aqui neste mês.
Confesso que a princípio fiquei um pouco frustado – recado para os fãs de longa data: o disco não está à altura de um “Tenderness” (1994) ou de outros clássicos da década de 80 – mas com atenção e uma segunda audição descobrimos que é um bom trabalho.
Digo isso porque já não é de agora que AJ tem flertado mais intensamente com o pop, além de passar a impressão que não precisa provar mais nada a ninguém (o que pode ser tanto bom como ruim), e isso tem se refletido nos últimos trabalhos que têm nitidamente um apelo mais comercial. Nesse, misturou-se basicamente smooth jazz, urban funk e pop contemporâneo adulto.
O CD foi muito bem produzido e a banda é formada por gente muito experiente; boa parte dela costuma “bater ponto” em discos de AJ, fora outros músicos que o acompanham nas turnês mais recentes. Exceto pela mais antiga “Route 66″ (de Bobby Troup), as composições são inéditas, sendo grande parte parcerias do artista com outros colaboradores.
Descarte a faixa de abertura (“Random Acts of Love”, não acrescenta muita coisa) e comece a perceber que a medida que as músicas se sucedem o ouvinte é sutilmente seduzido: seja pelo funk cool de “Life Is” e da faixa-título (talvez a melhor canção de All I Got), seja pela influência mais raiz como no pop-gospel “Lost And Found” (com participação de Joe Cocker, ficou legal) e em “Jacaranda Bougainvillea” (uma homenagem à Africa do Sul, excelente), ou seja pelas costumeiras baladas (claro!) como “Until You Love Me” (gostei muito) e “Never Too Late”; encerrando temos uma versão acapella da já citada “Route 66″.
Para quem curte o cara, ou mesmo prá quem gosta de pop mais sofisticado, sugestão – ouça a noite, com atenção e fones de ouvido.