Sana Inside » 'Os Lopas: ousados sim, e por que não?'

Os Lopas: ousados sim, e por que não?

Ousadia. Essa é a marca da banda capixaba vencedora do segundo festival “Rock por Essas Bandas”, na categoria “Voto Popular”. Formada em sua maioria por músicos com background do naipe da Escola de Música do Estado do Espírito Santo e da Orquestra Sinfônica do mesmo estado, a banda assumiu proposta de misturar congo, tambor de maracatu e instrumentos metálicos. As letras abordam temas ecológicos e o forte destaque dos instrumentos de percussão são responsáveis por um som muito interessante.

Atualmente, a banda trabalha com as composições próprias “Falaê” e “Manhã”, além de dar nova roupagem a trabalhos de outros compositores, passeando assim por vários estilos.

Chamados “Os Lopas” pelo fato de “gostarem de comer”, a postura divertida do grupo contagia, inclusive, fora do palco. O número de componentes é grande, até por necessidades de produção sonora. Não é comum uma banda que ousa a ponto de levar seis tambores para o palco. Além disso, a presença dos 3 trompetes é responsável pelo contraste entre o rústico e o formal.

A originalidade foi idéia dos próprios integrantes, que enfrentaram inclusive dificuldades para encontrar o Tambor de Maracatu, instrumento folclórico tradicional do Norte do País, que levou meses para chegar às mãos dos meninos. O fato de misturar Norte e Sudeste deu certo, e serve para provar que a regionalidade da arte não precisa ser total, já que uma das mais marcantes características da produção musical é a diversidade.

© 2008 Powered by WordPress