Sana Inside » 'Meninos do Rock'

Meninos do Rock

Depois de tempos de reinado absoluto do congo, do “pop farofa” (e do “nem tão farofa assim”), além do rock viciado e tradicional produzido pelas bandas capixabas de sempre, a cena local se depara com uma novidade surpreendente.

Proveniente do “reino encantado do genuíno rock n´roll”, a banda OZ (isso mesmo, como no filme o mágico de OZ), propõe um trabalho de resgate e inova pela simplicidade. Repertório de primeira, atitude em cena e execuções instrumentais exímias são os elementos básicos pelos quais a recém formada banda já é conhecida dos amantes do estilo.

Segundo o baterista Sérgio Mello, a banda nasceu do desejo que ele e o guitarrista Saulo Simonassi tinham de desenvolver juntos um trabalho com seu estilo musical favorito. Sérgio, que é baterista da musa da cantora Ana Carolina e do programa global  “Fama”, se esforça para passar no ES os verões e neste último concretizou com Simonassi o desejo de montarem uma banda para tocar exclusivamente o que gostam de ouvir. Daí, o repertório que passa por Rush, Black Sabath e Rolling Stones, indo até Elton John, e que concentra-se em influências inúmeras, partindo do rock das últimas décadas e passando pelo blues.

O baixo foi assumido por Otávio Ribeiro, a convite de Simonassi, seu companheiro na banda Clube de Big Beatles. Segundo ele, aceitaria um convite de Saulo “até pra tocar pagode”, quanto mais para produzir em seu estilo favorito. As apresentações da Oz, compostas de covers em quase sua totalidade, ainda não contam com canções em português, porém, segundo os músicos, elas virão:

“Gostamos de muitas bandas de rock nacional, porém nehuma tem um som parecido com o da banda. Nossa intenção é criar uma tendência”, afirma Mello. As composições já estão saindo e no show o público já pode “avaliar” o talento dos músicos como compositores em “You better think twice”, de Simonassi. Até o meio do ano, o primeiro single estará pronto. A previsão do CD é para o primeiro semestre de 2004.

As apresentações, lotadas de jovens músicos, contam com a fidelidade do público do rock, o qual o Oz intenciona tirar da exclusividade dos circuitos alternativos. Há quem acredite que o trabalho é voltado para o público segmentado, porém a bagagem dos músicos permite que eles alcem vôos maiores.

Sobre gravadoras, Mello acredita que atualmente elas não são mais imprescindíveis e, por enquanto, não pensam em nada nesse sentido. No momento, o maior desejo é o de liberdade total para desenvolverem o trabalho, da forma que quiserem e que acreditam ser a melhor. “Música é feita com o coração e portanto, tem que ser feita direito.”

Há o momento de cada um brilhar, e na maioria delas, os três brillham juntos. Sorte do público e da música capixaba, que possui no Oz uma de suas poucas e gratas revelações. São meninos do rock, produzindo rock até para quem não é tão roqueiro assim.

Quem é quem no grupo Oz:

Saulo Simonassi: Guitarrista profissional desde os treze anos, atua também como jornalista. É considerado um “virtuosi” e apontado por muitos como melhor guitarrista do Espírito Santo. Já atuou com várias bandas do Estado, também no vocal. Desde o fim dos anos oitenta levava um trabalho informal com o baterista Sérgio Mello e a parceria com Otávio consolidou-se logo após, com o Big Beatles. Atualmente “quebra tudo” no Clube Big Beatles e no Oz.

Otávio Ribeiro: o baixista do Big Beatles atua como profissional há mais de 10 anos (ele tem 30). Segundo ele próprio, tentou virar administrador de empresas, mas não teve jeito, seu “negócio era a música”. Atualmente “arrebenta” no Oz, na já citada Big Beatles e como músico contratado, como por exemplo, nas apresentações do trabalho solo da cantora Daniela Moraes.

Sérgio Mello: no “reino da música” desde os 14, não completou nem o segundo grau, porque “a música não deixou”. Constantemente na ponte aérea Rio- V.T, consolidou uma carreira como baterista da cantora Ana Carolina, do programa global Fama, especiais da Rede Globo e participações em discos de vários artistas nacionais.

© 2008 Powered by WordPress