Sana Inside » 'Crítica: “Sobre nós”, o primeiro CD da banda FI.N.F'

Crítica: “Sobre nós”, o primeiro CD da banda FI.N.F

Sobre nós, primeiro CD da banda de hardcore FI.N.F tem tudo para agradar aos fãs do estilo: guitarras e vocais melódicos, baixo marcante e bateria segura. Ao longo dos pouco mais que 34 minutos do disco, distribuídos em 13 faixas, todas de autoria própria, percebe-se que os membros da banda ouviram bastante NOFX, Lagwagon e Ataris.

O FI.N.F – cujos integrantes são Gabriel Gasparini (baixo), Leonardo Biral (bateria), Maiko Gasparini (guitarra), Rafael Braz (vocal) e Raphael Gasparini (guitarra) – está a cerca de quatro anos na ativa, já tendo, inclusive, tocado algumas vezes fora do Estado.

A banda foi, também, uma das vencedoras do primeiro Festival Rock Por Essas Bandas, que aconteceu em 1998, no estúdio Sala 11.

Ao narrar em suas letras conflitos e desilusões afetivas, o FI.N.F transcende um dos chavões do movimento hardcore, a já batida crítica ao sistema. O tom confessional das letras é uma constante ao longo do disco, contrastando com o ritmo veloz das músicas.

É fácil perceber, nessas letras, a presença feminina ferindo um coração sensível. Em Viver sem você ele declara para a garota que o deixou: “não posso mais ficar sem te ver, não posso mais viver sem você”. Já na música Um dia sem você o vocalista canta a decepção amorosa com uma dose de arrependimento, explícito nos versos “queria poder te fazer voltar atrás, corrigir tudo que errei quando te fiz chorar”.

Mas o disco não é depressivo, pra baixo. Existe, sim, uma certa dose de melancolia, de inquietação adolescente, que, por mais estranho que isso possa parecer, eleva o astral de quem o escuta.

As letras não retratam apenas os amores da juventude, mesmo que este assunto esteja presente na maioria delas. Duas músicas abordam temas distintos, mas que são tratados, da mesma forma que nas outras, de maneira confessional, como se fossem palavras dirigidas a um amigo. Sobre nós, como o nome já diz, fala do sonho dos integrantes do FI.N.F – que pode ser estendido a qualquer roqueiro – em formar uma banda e, quem sabe, ganhar o mundo. Já Pequenas mentes fala de desunião da cena hardcore, na qual alguns membros se acham no direito de ditar regras de comportamento aos outros.

Como o disco é uma produção independente, não há nenhuma música fácil, para fazer o papel daquilo que as grandes gravadoras chamam de música de trabalho. Uma, porém, surge como candidata a hit nos shows: é Viver sem você, cujo refrão foi mostrado acima.

É claro que quando escrevemos sobre uma CD devemos dar prioridade à parte musical. Mesmo assim o aspecto gráfico do projeto não pode ser esquecido. No caso do FI.N.F, o encarte possui um visual bastante simples, todo em preto e branco, mas bonito e funcional, com espaço para todas as letras. O desenho da capa foi uma solução econômica para substituir as fotografias, que apesar de caras nem sempre oferecem uma imagem interessante. O único porém refere-se à falta de informações relativas aos autores das músicas e aos responsáveis pela gravação e mixagem. Estes detalhes, contudo, não comprometem o resultado final, que soa competente e sincero.


“Sobre nós “, faixa-a-faixa – Por Rafael (Vocalista/guitarrista dos Fi.n.F)
Canção pra Você – “Bem, essa é a música da qual eu menos gosto no cd, não sei ao certo o motivo disso. A letra dela fala sobre pessoas que entram e saem da sua vida em determinados momentos e as marcas que elas deixam.”

Previsões – “Essa música difere um pouco das nossas outras por ser um pouco mais lenta e pesada. A letra dela é bem pessoal e fala sobre quando um casal está se separando sem saber exatamente o porquê..o cara tem um sonho e acorda com a paranóia que depois vem a se tornar verdade…”

Viver Sem Você – “Essa é um hardcore melódico clássico!! Porrada do começo ao fim. Backing vocals uuuuhhhhsss hhhssss!! Solinhos de guitarra. Eu gosto muito dessa música. Ela sempre teve uma boa resposta nos shows e o povo que comprou o cd e foi aos shows gosta muito de cantarolar o refrão dela! A letra é uma declaração de amor. Qualquer um poderia ter escrito essa música.”

Um Dia Sem Você – “Essa música é um rock pauleira! Um hardcore bem rápido e pesado. A letra fala sobre solidão. Quando você tem toda uma rotina e de repente não tem mais nada.”

Quinze de Março – “Eu acho que a vida é composta por datas importantes. Se dependesse de mim, todas as músicas teriam nome de data. É uma música muito rápida com refrão grudento e melodioso.”

Quem irá desligar o rádio ao sair? – “Acho que é essa é a música que melhor define o que é o Fi.n.F. É um rock n roll totalmente romântico! É a música que eu mais gosto no cd!”

Sobre Nós – “Essa é balada!! Seríssima candidata á hit do verão. Inspirada nos clássicos do hard rock anos 80. A letra é auto-biográfica e conta um pouco da história da banda.”

Reencontrar – “Essa música difere das outras por ter um clima pesado, versos amargos. A música e a letra são do Leo ( bateria ). Mas não é difícil entender o que ele quis dizer com ela. Fala de pessoas que marcaram sua vida e que reaparecem só para bagunçar sua vida quando tudo parecia estar bem.”

Quatro Semanas – “Essa música é porradero!! A letra dela fala sobre curtir o presente sem se preocupar com o futuro. Quem se preocupa muito com o futuro acaba esquecendo do momento que está passando.”

Melhor Defesa – “Outra música com letra do Leo. É uma de nossas músicas mais pesadas. É um pouco mais velha que as outras, essa a gente gravou em 2000 junto com algumas outras músicas que ninguém jamais ouvirá!!hehehehe. Pequenas Mentes também fez parte dessa sessão.”

Pequenas Mentes – “Essa música deve ser a única música nossa que não tem letra pessoal ou romântica. Fiz essa letra depois de alguns episódios dentro da nossa “cena” musical.. As bandas, os grupos de pessoas, cada um querendo passar por cima do outro, são todos burros de achar que conseguirão algo sozinhos. No fundo todos querem a mesma coisa, mas ninguém luta por isso.”

Dezoito de Abril – “Essa é um clássico!! Outra letra que qualquer um poderia ter escrito ao ser abandonado por alguém. Várias pessoas já vieram até mim falar que se identificaram demais com a letra. E duvido que alguém consegue ouvir essa música sem sair cantarolando: “Não, não pode ser assim. Você tem que gostar de alguém. Por favor goste de mim”. Duvido!! Essa é hit certeiro!heheheeh”

Lide – “Essa é o hit do interior!! As pessoas no interior do estado amam essa música. É um clássico do hardcore melódico capixaba! hehehe. A letra dela sempre é interpretada erroneamente pelas pessoas. Todo mundo acha que eu a escrevi pra um amor não correspondido quando na verdade escrevi pra um grande amigo meu em um momento difícil da nossa amizade.”

© 2008 Powered by WordPress