Clube Big Beatles lança DVD em grande estilo
A banda capixaba Clube Big Beatles lançou, no final de janeiro, seu primeiro DVD, no BarrAcústico, em Vila Velha.
O DVD tem aproximadamente 45 minutos, traz grandes entrevistas, como a do jogador de futebol Pelé e do piloto Emerson Fittipaldi, e marca o bom momento do grupo, que esteve no festival em homenagem aos Beatles ocorrido em Liverpool pela oitava vez, maior número de participações de uma banda não inglesa.
Tudo começou com um programa de rádio, idealizado e comandado desde 1978 pelo radialista Edu Henning, pesquisador e fã incondicional dos rapazes de Liverpool. Na época já trabalhando no ramo, Edu, que vivia no Rio, tinha como ídolo maior o radialista Big Boy, que se estivesse vivo teria seu programa considerado o mais antigo tributo à banda inglesa do país.
A iniciativa de montar uma banda tinha como objetivo principal animar os bailes promovidos e divulgados no programa, sonho adiado por Henning até o dia em que o radialista conheceu Babai Vacaria. Foi ele quem convidou Saulo Simonassi, Mark Fernandes e Rubinho, conceituado professor de violão, que assumiu o baixo por um ano, sendo então substituído por Léo Teixeira.
O trabalho social da banda é apontado como um dos fatores preponderantes do sucesso. Em 1992, por ocasião de 30 anos do lançamento da música “Love me Do”, organizaram sessões cinematográficas com música ao vivo, cobrando como entrada, um livro. Numa outra oportunidade, promoveram o lançamento do filme “BackBeat”, biografia de Stu Sutcliffe (primeiro baixista dos Beatles) e foram angariados 800 quilos de alimentos, assim como o primeiro grande show, no Álvares, que rendeu doações para os carentes.
Ao longo dos 14 anos de trajetória, a Clube Big Beatles já tocou com artistas do renome do saxofonista Léo Gandelman, Serguei, Ivan Lins, Steve Holly (da banda Wings de Paul MacCartney), Paulo Ricardo, Flávio Venturini e Orquestra Filarmônica do Espírito Santo.
O primeiro convite para a International Beatles Week veio em 94, o qual a banda não pôde aceitar devido à falta de recursos. Após amargar enorme frustração, voltaram a tocar confiantes em que, no ano seguinte, estariam lá. Foram, e desde então nunca mais faltaram, sendo o sucesso internacional motivo pelo qual os mesmos patrocinadores são mantidos há anos. Sucesso e credibilidade que renderam um convite de Ivan Lins até para assinar uma regravação da canção “Flying Free” para a trilha de um filme chamado “Dois Córregos”, que teve a música foi amplamente elogiada pela crítica.
O show do Barracúsitico manteve o público “aceso” por mais de 3 horas, comprovando que o Clube Big Beatles, que não toca música regional, mas mantém um estilo particular e não se afasta da proposta inicial que é de tocar Beatles, é, de maneira singular, um dos maiores “orgulhos musicais do Estado”.