Sana Inside » 'Banda Lucy: promessa pop vinda do Espírito Santo'

Banda Lucy: promessa pop vinda do Espírito Santo

“Senhoras e senhores, telespectadores e assinantes de todo o país…”. Estas poucas palavras, as primeiras de uma das músicas da banda capixaba Lucy, provavelmente poderão um dia ser usadas por algum apresentador de rádio, de TV ou repórter de algum grande veículo de mídia para apresentar ao público este grupo pop que vai aos poucos conseguindo seu espaço na cena musical de seu estado, o Espírito Santo, e que vem mostrando capacidade de ir bem além.

Surgida há pouco mais de 2 anos, “com grandes pretenções”, a banda Lucy, ex-Lucy in the Sky, é formada por cinco integrantes, três deles (João Paulo, Zé Roberto e Márcio Lacerda) saídos de bandas de Heavy Metal, um (Sérvulo Clemont) de uma banda punk e uma, a vocalista Manuela Bergamin, com passagem apenas pela banda de garagem “The Os”. O pop melodioso que a banda apresenta em suas músicas tem referências no Tropicalismo, Clube da Esquina, Mutantes, na concepção moderna de MpopB e principalmente no psicodelismo dos anos 60 e 70. As letras falam basicamente de amor, havendo também espaço para temáticas como mudança interior, viagens cósmicos e criticas à sociedade capitalista.

Em seu curto tempo de existência, a Lucy, cujo nome define a “filosofia da banda, menina cantando, etecétera e tal”, vem sendo figurinha fácil em projetos e festivais pop/rock de Vitória, capital do Espírito Santo, e já emplacou nas rádios locais músicas como “Mais Feliz” e “Só prá te ver”. Nos shows da banda, o grande destaque é a simpática vocalista Manuela Bergamin, que se utiliza de máscaras e fantasias para apresentar as canções, fazendo caras e bocas ora inocentes, ora carregadas de emoção, ora sensuais, sempre dançando animada e passando uma grande carga de energia positiva para a platéia, algo raro em cantoras de grupos do gênero.

Dentre as conquistas da Lucy estão os shows que abriram para bandas como O Rappa e, principalmente, o fato de ter sido a única banda do seu estado a ser uma das 72 escolhidas, dentre 2000 de todo o país, para participar da Escalada do Rock, do Rock in Rio 3. Apesar de terem perdido a eliminatória para a banda Insight, Manuela conta que a Lucy foi a banda mais aplaudida pelo público presente no Rock in Rio Café. “E depois do show, críticos, radialistas e até o Armandinho vieram pedir material nosso e elogiaram muito a banda”., conta Manuela. E não foi só no Rio que receberam elogios. Na última semana, a Lucy tocou numa festa de um programa da TV Vitória, em que estava presente ninguém menos que Nelson Motta. Segundo Manuela, ele foi falar com ela depois da apresentação, elogiando muito as músicas do grupo e sua voz, dizendo que a Lucy ainda “vai longe”.

A “profecia” de Nelson Motta está começando a ser trabalhada com um CD Demo gravado pela banda, que traz seis músicas, duas delas ao vivo. Manuela nos contou que agora, com material em mãos, a banda vai começar a correr atrás prá valer de contatos com gravadoras, montar site oficial, etc. Planos para um CD? “No momento são apenas planos”, explica Manuela. A banda já tem 12 músicas compostas, o que já daria para lançar um primeiro álbum, mas enfrenta o mesmo problema de tantas outras bandas em início de carreira: dinheiro. “Nos inscrevemos na Lei Rubem Braga [lei do munícipio de Vitória que anualmente seleciona 83 projetos de cunho cultural e lhes dá apoio financeiro] e esperamos lançar o disco até o final deste ano”, diz a vocalista.

© 2008 Powered by WordPress