Racionais lança CD com show para mais de 15 mil pessoas
Os manos e as minas lotaram o Galpão Casaluce, na zona leste de São Paulo, sábado dia 26 de outubro. O que os levaram atélá? Muito simples. O cd mais esperado dos últimos 5 anos.
“Negro Drama” foi a música que abriu o show. As línguas já estavam afiadas e os manos cantaram junto com o grupo a música, que fala sobre o grande preconceito racial ainda existente no Brasil. O palco era a simulação de uma favela, com direito a telão, super produção e gravação do primeiro DVD do quarteto. Quem esperava ouvir músicas de outros álbuns se deu mal, os Racionais MCs só cantaram os lançamentos.
Sobre o novo álbum
Intitulado “Nada como um dia após pó outro dia”, o cd dos Racionais continua difícil de ser digerido. Mas nada comparado ao anterior “Sobrevivendo no Inferno”, que era um retrato sujo de sangue do negro brasileiro. O novo álbum, claro, traz as famosas letras e rimas dos poetas Mano Brown e companhia, que sempre retratam a realidade dura da periferia de São Paulo.
A surpresa é que o cd é duplo e tem 110 minutos de duração. O sucesso e a grande espera, tanto do dos fãs quanto da mídia em geral, reafirma a importância dos Racionais não apenas no cenário hip hop, mas também na cultura pop brasileira. Ao todo são 21 músicas, num cd que mistura raiva, violência, otimismo e fé.
Sem a força de uma gravadora ou divulgação em rádio ou televisão, o grupo vendeu 100 mil cópias em apenas 3 dias. Neste cd os Racionais continuam falando alto a voz da periferia. O álbum anterior falou tão alto, que chegou a ser citado por Caetano Veloso, Max Cavaleira e teve até buxixos no Senado. Tudo isso, por que nunca na história do Brasil a periferia falou para a burguesia de maneira tão forte e convincente.