Marina relembra sucessos e mostra inéditas em Acústico MTV
No segundo semestre de 2002, Marina Lima dedicava-se inteiramente à música eletrônica: envolvida com as possibilidades de novos timbres e freqüências, fazia experimentações e gravava “demos”, já pensando nos próximos trabalhos. Àquela altura, nem passava pela sua cabeça a idéia de revisitar a obra que criou em 24 anos de carreira, mas o convite para participar do Acústico MTV – projeto que abrange o lançamento de um CD, um DVD e a exibição do programa (no dia 13 de junho) – mudou seus planos. Marina acredita que este seja um bom momento para reforçar seu elo com o público. “O formato do Acústico é vitorioso no Brasil, o povo adora”, diz.
Dada a partida ao trabalho, uma das tarefas difíceis foi escolher o repertório: não pelo que incluir; mas pelo que deixar de fora, tantos foram os hits que se sucederam desde o início da década de 80. Entre eles, boa parte de autoria da própria artista, mas também de composições de amigos para as quais ela criou versões muito pessoais.
Neste novo CD, as músicas escolhidas são apresentadas sem a roupagem da época em que foram feitas, o que só faz com que suas qualidades se sobressaiam. “Quis mostrar as composições como elas são: nuas e coerentes. Procurei as que melhor se adaptavam ao formato acústico. O desafio foi fazer parecer que elas foram criadas ontem”, explica.
O repertório do show – gravado nos dias 21 e 22 de março no Estúdio de TV da Trama, em São Paulo -reuniu 17 músicas, das quais 14 estão no CD e três entrarão como bônus no DVD. Foram incluídas desde as clássicas parcerias com o irmão Antônio Cícero – como Charme do Mundo (Certos Acordes, de 1981), Fullgás (Fullgás, de 1984) e Virgem (Virgem, de 1987) – às versões de Pessoa (Dalto e Claudio Rabello, de O Chamado, de 1993) e Ainda é Cedo (Ico Ouro Preto, Dado Villa-Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfá, de Todas ao Vivo, de 1986).
Entre as inéditas, Sugar (feita com o parceiro de longa data Alvin L.) já tem a sua versão em estúdio executada nas rádios e está na trilha da novela das seis da TV Globo, Agora é Que São Elas. “É uma balada simples, de amor, alegre e bem apaixonada. Um tipo de música que gosto de fazer”, conta. A Não Ser Você (também em parceria com Alvin L.) foi influenciada pelo trabalho da banda Los Hermanos: “Gostei muito do CD Bloco do Eu Sozinho, que tem um estado de espírito de rock, mas com um acorde brasileiro, de Noel Rosa… Não parece cópia de nada. Ele me inspirou a fazer um rock, como há muito tempo não fazia”, ressalta Marina. A terceira inédita, Arco de Luz, se destaca por fazer parte de um gênero pouco explorado pela compositora: o samba. “Quando voltei ao Brasil aos 12 anos de idade, depois de morar com a minha família nos Estados Unidos, meus primos me levaram à roda de samba que acontecia no Teatro Opinião. Foi quando comecei a ouvir os discos de Martinho da Vila, por isso quis que ele participasse dessa faixa”, lembra.
Outra boa surpresa do CD é a participação de Fernanda Porto em Charme do Mundo. Além de dividir os vocais com Marina, ela toca sax e ainda assina os arranjos drum n bass. O convite de Marina aconteceu depois de ela assistir ao primeiro show de Fernanda no Canecão, no início deste ano. “O trabalho dela é inovador. Fui conhecê-la no camarim e, duas semanas mais tarde, a chamei para participar da gravação”, conta.
Tracklist do disco
01. Virgem
02. O Chamado
03. Pra Começar
04. Pessoa
05. Charme do Mundo
06. Grávida
07. Na minha mão
08. Ainda é cedo
09. Sugar
10. Fullgás
11. Prestes a voar
12. Tom Maior
13. À Francesa
Bônus Track do DVD:
14. Não sei dançar
15. Me Chama
16. Casa e Jardim
Cronograma de lançamento
6 de junho: CD Acústico MTV Marina Lima nas lojas.
13 de junho: Exibição do programa Acústico MTV Marina Lima na MTV Brasil.
16 de junho: DVD Acústico MTV Marina Lima nas lojas