Sana Inside » 'Kviar lança revolucionário método de distribuição de música'

Kviar lança revolucionário método de distribuição de música

A empresa brasileira Kviar Music, mantenedora do site Kviar.com, anunciou nesta semana que assinou parceria exclusiva com a empresa norte-americana Immediatek Inc. Esta empresa, listada na bolsa de valores OTCBB sob o símbolo IMDK, possui a patente de um novo e revolucionário método de distribuição de música pela internet. Por este, o usuário pode escolher entre as mais de 2300 músicas existentes no portal da gravadora Kviar, e adicioná-los a um CD que ele mesmo “queimará” no seu gravador de CD. Após ter escolhido as faixas, o servidor compila um executável contendo de maneira criptografada as faixas escolhidas. Uma vez baixado esse executável para o computador do comprador, ele se autoexecuta, detecta a presença e características do gravador de CD do computador do usuário, grava as faixas nele embutidas, imprime uma capa com a lista das faixas, e se deleta a seguir. O CD resultante pode ser ouvido em qualquer aparelho convencional de áudio, no carro, etc., e a proteção antipirataria deste sistema reside no fato do software se autodeletar após ter concluído a gravação das faixas.
 
As vantagens deste sistema são óbvias, uma vez que permite substanciais reduções de custo, opção de escolha musical, rapidez de entrega, e proteção total dos Direitos Autorais dos autores das músicas.
 
A Kviar Music planeja disponibilizar esse sistema para todos os músicos independentes brasileiros que desejarem vender seu material pelo portal da gravadora. Para isso, bastará eles optarem online entre vender ou não o seu material, sem precisar contrato de exclusividade com a gravadora. O sistema oferecerá estatísticas completas de vendas, permitindo total transparência sobre os Direitos Autorais devidos aos autores. A Kviar planeja também licenciar esta tecnologia para a indústria musical nacional, assim como a Immediatek, que já implementou esse sistema no site TwoBigToes.Com e está em conversas com as empresas Pressplay, Musicnet, Launch, CDNOW, Emusic e MP3.com nos Estados Unidos.
 
“O fato de um CD inteiro poder ser baixado diretamente para o gravador de CD é uma verdadeira revolução em como a música é legalmente distribuída na internet, e certamente ajuda na proteção dos Direitos Autorais. Esta tecnologia permite a empresa de música distribuir conteúdo musical na internet diretamente aos gravadores de CD. Nós criamos um sistema que respeita o Direito Autoral e o integramos ao sistema de venda de CD Personalizado de Kviar Music”, afirmou said Zach Bair, CEO de Immediatek.
 
Já Alvaro de Castro, Sócio Diretor de Kviar, afirmou: “Estamos muito satisfeitos de estar trazendo esta tecnologia ao nosso país e a América Latina em geral. Até agora temos nos limitado a enviar CDs personalizados via correio, mas agora também poderemos fazê-lo pela internet mesmo. E o fato de estarmos disponibilizando este sistema para músicos independentes só ajuda a consolidar a imagem de Kviar como uma gravadora com uma proposta diferente e que realmente acredita no potencial musical do país.”
 
Estima-se que haja mais de 100 milhões de gravadores de CD no mercado mundial e que mais de 5 bilhões de CDs tenham sido queimados nos últimos 12 meses. Uma grande parte destes não respeitou Direito Autoral, criando um problema de pirataria que já conseguiu fazer com que o Brasil caísse da 6a para a 12a posição no ranking mundial de produção musical em apenas 3 anos. A solução trazida ao Brasil pela Kviar Music atinge esse problema na medida em que torna o preço do CD extremamente viável e, assim, pouco interessante de se comprar pirata.

© 2008 Powered by WordPress