“Eu não sou cachorro, não”: De música a literatura
“Eu não sou cachorro, não – Música popular cafona e ditadura militar”, mostra uma parte da trajetória musical brasileira nunca mostrada antes. Os cantores e músicos da década de 70 sempre foram deixados de lado por grandes escritores do país, que não deram a eles o valor merecido.
Paulo César de Araújo, autor do livro e atual professor de história no Rio de Janeiro, coloca a tona todos os acontecimentos brasileiros ligados à música dita como brega desde o AI-5 (período marco do regime militar brasileiro).
Ele mostra o outro lado da chamada MPB, a qual os cantores “cafonas” não eram incluídos. Mesmo que na época os grandes vendedores de discos eram os bregas, pois atingiam a maior camada brasileira, que infelizmente é, segundo ele, a camada Brasil-India. Paulo faz uma comparação da camada classe média alta com a Bélgica e da camada mais pobre com a Índia.
O seu grande objetivo com esse livro é mostrar a importância que esses cantores (Odair José, Nelson Ned, Paulo Sérgio) tiveram também na época da ditadura militar no Brasil. Apenas são citadas as participações dos elitizados, músicos da classe média, como: Chico Buarque, Elis Regina e Gilberto Gil.
O livro, que conta com vários depoimentos, aborda também a falta de informação política da camada pobre na época. Ravel, da dupla cearense Dom e Ravel, por exemplo, achava que o AI-5 fosse uma nova banda que estava estourando nas paradas.
Os cantores populares da época, quando perguntados sobre o que foi o AI-5, respondiam que precisavam trabalhar para sustentar a mãe e a família e não tinham tempo para se preocupar e nem participar das passeatas. Mas com o passar do tempo e a forte censura, os cantores começavam aos poucos a incomodar o governo com suas letras.
Como pouca gente sabe, eles, os cafonas, também protestavam contra a censura nas suas música. Muitos deles tiveram que mudar as letras, gravar novamente e até foram exilados por causa disso. O livro, com certeza, é uma viagem aos anos 68-78, mostrando o panorama musical e também um pouco do que foi a ditadura militar na visão dos músicos da época.
Livro: Eu não sou cachorro, não
Autor: Paulo César de Araújo
Editora: Record
www.record.com.br