Equipe de “Carandiru” faz homenagem a Sabotagem
Segunda-feira, dia 7 de abril, aconteceu em São Paulo a coletiva de imprensa do tão esperado filme de Hector Babenco, Carandiru.
A big produção, que foi baseada no livro “Estação Carandiru” de Drauzio Varella, traz para as telonas o nosso saudoso rapper Sabotage, vitima da violência retratada no próprio filme.
Depois de estrear no cinema ao lado de Paulo Miklos no filme O Invasor, Sabotagem despontou como músico e, também, como ator, sendo convidado para participar de Carandiru, o filme, interpretando o personagem Fuinha.
Ao lado de Penna – preparador de atores -, Sabotage esteve durante a pré-produção dando toques de como cada ator deveria se comportar interpretando seu personagem.
Segundo Caio Blat, que fez o personagem Deusdete, o rapper servia como termômetro. “Era ela quem falava se nós, atores, estávamos agindo como um detendo.”
“Eu fiquei apaixonado pelo Sabotagem. Ele era um cara muito feliz, que tinha uma energia muito vibrante. Sempre com aquele sorriso no rosto. Certa vez fiquei muito emocionado quando em uma entrevista ele disse que eu era o seu ator favorito” - se emociona Caio Blat.
Durante a coletiva todos os atores e equipe esbanjaram elogios, falando sobre sua importância no contexto do filme.
“Ele realmente me deu muitos toques. Inclusive o meu personagem já existia e era o tio do Sabotage. Então ele sempre acompanhou as minhas oficinas e, graças a ele, o meu personagem ficou como ficou” – comenta Ivan de Almeida, que interpreta Nego Preto.
O ator Ailton Graça, que incorporou o malandro Majestade, trabalhou com ele numa feira aqui em São Paulo.
Ailton disse que “ele era um cara muito interessante. Sempre que nos encontrávamos ele estava lá fazendo suas músicas. Para onde quer que fosse levava a sua alegria no coração.”
O grande desejo de Sabotage era fazer a mistura de classes sociais. Ele, um negro que viveu sempre na favela, estava entrando em contato com as outras classes que são abominadas por pessoas que vieram da mesma classe que ele.
Mas ele estava conseguindo, sem guerra, uma coisa praticamente impossível. Após os comentários sobre Sabotage, meio que involuntariamente foi feito um minuto de silêncio.
“Deve ter sido pra ele.” – comentou o elenco.
Sabota sempre dizia: “A favela é um mundo. O shopping é outro mundo. E a prisão é outro mundo.”
Carandiru chegou aos cinemas na sexta-feira, dia 11 de abril.