Bastidores do MTV Rock Gol
Tá certo! Futebol que é bom não rola, mas a emoção de um campeonato de futebol em comparação com o MTV Rock Gol, é a mesma. No Futebol profissional tem a estratégia, o esquema tático do treinador, as posições determinadas dos jogadores, jogadas ensaiadas, cobranças de faltas bem treinadas, ou seja, futebol arte. No Rock Gol é o contrário e por isso que é legal. Os times entram em campo com escalação diferente: um no gol, dois aqui, dois ali e um na frente. As jogadas acontecem meio sem querer, mas são espetaculares. Os resultados são imprevisíveis, desde goleadas a placares apertadíssimos.
Cada jogo tem uma expectativa diferente, tudo pode acontecer. O zagueiro põe a mão na bola dentro da área, o atacante perde o gol sem goleiro, o goleiro toma aquele peru – como dizem os locutores esportivos – “até minha avó pegava” (Isso quando um guitarrista, que enfia uma luva de goleiro, não entrega a bola para o adversário e ainda acha que fez certo). E contam com uma concentração antes das partidas, movida a lanches e açaís que ficam à disposição dos “atletas”. As cervejas então, tem até no banco de reservas. O que vale é essa emoção, tudo pode acontecer.
Esse ano o MTV Rock Gol sorteou os times (como no ano passado), mas as equipes estão mais equilibradas. A equipe campeã do ano passado, Natiruts e Comunidade Nin Jitsu, está novamente junta e é forte concorrente ao título. Ainda contam com Kiko Zambianchi, que foi sorteado para somar-se ao time (tipo: mestre-conselheiro-reserva-torcedor, mas ele deve entrar e relar na bola algumas vezes).
Roger ( Ultrage), grande admirador do futebol, precisa, urgentemente, de um empreendimento que ele próprio está criando, com patente e tudo: a “ Escolinha de Futebol do Roger para adultos”. Ou seja, ensinar para marmanjos os fundamentos do futebol, como: cabeceio, cobrança de falta, passe longo, posicionamento e outras atividades que só adultos poderão participar. E por quê não? As crianças vão levar os pais na escolinha de futebol e dar dicas, por exemplo: “Não feche os olhos para cabecear, pai”. Roger disse que seria muito bom aprender o que deveria ter aprendido há muito tempo. No time dele tem Xis e Supla, que infelizmente está contundido e é dúvida para os próximos jogos. Só que, segundo as más línguas, Supla não vai jogar porque caiu num time fraco e por isso deu “migué” inventando essa desculpa. Mas me garantiu Román, do Tihuana, que ele já estava machucado antes mesmo do sorteio das equipes.
Aliás, o Tihuana caiu no time dos Raimundos, o chamado XV de Catorze, e que, apesar de parecer uma péssima formação, tem bons jogadores. É o caso de Cannibal (Devotos) que arma as jogadas, marca e finaliza bem. O Raimundos é aquela coisa bonita de se ver jogar: Digão na defesa, mais precisamente na região da marca do pênalti, e Marquinhos no gol (quer dizer, ele fica lá perto). Porém o Tihuana conta com Léo (guitarrista e atacante), Román (baixo e “fica ali atrás”), Baía (voz, percussão, treinador e “fica ali atrás também”), PG (baterista e goleiro-que-espera-uma-oportunidade-se-o-time-precisar). A revelação fica por conta de Egípicio (vocal, letrista e amigo-que-é-sempre-escolhido-por-último-nas-peladas), ergueu a cabeça e manteve-se bem na posição que o deixaram ficar. Tocando certo pro companheiro mais perto, chutando a bola pra fora na hora certa e desarmando o contra-ataque adversário na lealdade. Nota 6,3.
O MTV Rock Gol vai ser muito bom este ano. Bandas como CPM22, Tianastácia, Detonautas, O Surto, Nação Zumbi, O Rappa, Cidade Negra, Pedro Luís e a Parede, Otto, Xis, Rappin Hood, entre outros, que estarão nesse grande campeonato de futebol. Uma coisa é certa: o time do B5 – o único a usar rosa e roxo no uniforme – já está rebaixado para o “Gazeta Pagode e Pelada” do ano que vem. Foi goleada atrás de goleada. Os garotos não entendem nada de futebol, não sabem, não devem nem assistir na televisão e devem torcer só pro Brasil quando tem Copa do Mundo. Tive pena da bola.
No entanto, há músicos que não sabem tratar a bola com carinho, mas têm noção do esporte. É engraçado ouvir as bandas discutindo marcação errada da zaga, lances perigosos, posicionamento, quem bate a falta e escanteio e outros debates nos bastidores da gravação ou na rampa de skate ali atrás, que por sinal está desativada. As equipes estão prontas para entrar em campo e fazer um jogo emocionante. A torcida grita, torce e xinga o juiz. Prepare-se para rir muito! Vai começar o MTV Rock Gol!
Frases do Rock Gol:
“Não ignora, não. Só tô falando com você porque sou humildão!! Sou Humildão, meu irmão”
Falcão, O Rappa, brigando com o juiz depois do jogo.
“Pô, cara, quero ir embora, quero ir pra casa, ouvir um som”.
Otto, zoado, antes do seu jogo, deitado na grama, vestido de goleiro.
“Acho que não vou jogar, não. Tenho que ir no banco”.
Bolo, O Surto, referindo às contas que teria que pagar no banco, mas que não deixou de ser uma frase de duplo sentido, pois é reserva titular do seu time.