Sana Inside » 'Entrevista com Zélia Duncan'

Entrevista com Zélia Duncan

       Violonista, compositora e cantora de voz marcante, Zélia Duncan está no time dos grandes nomes da MPB, por fazer o que gosta, acreditar no seu potencial e não ter medo de ir fundo em busca de seus objetivos. Em seu novo álbum, “Sortimento”, Zélia passeia por várias possibilidades musicais, acompanhada por novos parceiros na maior parte do álbum. Sem abrir mão de sua “brasilidade”, encontrou novos caminhos para deixar fluir seus sons e sentidos


       Comemorando 20 anos de estrada, Zélia está levando o show do novo cd pelo Brasil, sem descartar a possibilidade de transformá-lo no seu esperado disco “ao vivo”. O Central da Música teve o prazer de entrevistá-la e agora você pode conferir o resultado do nosso papo:


Música News: 20 anos de carreira… e aí, quais são as recordações do primeiro show? Você lembra o que cantou naquele dia?
Zélia: Claro, lembro de muitas coisas, do meu medo, da minha alegria depois. Abria o show com uma música do repertório de Milton Nascimento, “Fazenda”, de Tavinho Moura.


Música News: E o que te levou a chegar lá?
Zélia: Trabalho e persistência.


Música News: Quais são suas principais influências?
Zélia: MPB, folk, blues, música negra em geral.


Música News: Hoje, o que não pode faltar na sua discoteca básica?
Zélia: Os representantes principais de cada gênero que citei.


Música News: Soube que você andou escutando novos sons aqui no Brasil. Quem você recomenda pra gente?
Zélia Duncan: “Ruído Rosa”, o novo disco do Pato Fu..


Música News: Você acha que hoje está mais fácil para quem quer começar uma carreira artística ou está tudo igual? Se você estivesse começando agora, daria passos diferentes, ou seguiria pelo mesmo caminho para chegar onde está agora?
Zélia: Dificil dizer o que eu faria. O mercado está complicadíssimo, mas os artistas novos têm hoje o privilégio de poderem expor seus trabalhos com uma qualidade muito grande, por causa dos estúdios caseiros, dos programas de computador, que proporcionam uma liberdade fundamental.


Música News: Como você encara a disponibilização de músicas na internet?
Zélia: Acho interessante, algo que, além de aproximar as pessoas e os trabalhos, fazem a grande indústria musical ficar de cabelo em pé e procurar alternativas. Considero positivo.


Música News: Com os atuais preços de CDs no Brasil, você acha que ainda é possível acabar com a indústria da pirataria, que está rolando solta?
Zélia: Não, é urgente que se pense em baixar os impostos ou algo assim. Na semana de lançamento, meu disco era encontrado por trinta e um reais, não há quem aguente isso!


Música News: Das participações especiais que você já gravou (em songbooks, Casas de Samba, tributos, e em CDs de outros artistas), alguma te emocionou mais?
Zélia: Cantei com Milton num especial de fim de ano para a HBO, estava muito emocionada.


Música News: Você já pensou em reunir e lançar esse material um dia?
Zélia: A WEA lançou um disco, chamado E-Collection, que tem muitas dessas participações.


Música News: O que te levou a trocar de gravadora?
Zélia: Muitas coisas, mas não briguei com ninguém, tenho orgulho da minha passagem pela WEA.


Música News: Está feliz na nova “casa” (a Universal Music)?
Zélia: Estamos no começo, tudo são flores.


Música News: Como você tem sentido a recepção do público ao “Sortimento”?
Zélia: É um disco feliz e tem sido recebido assim, com entusiasmo. É um trabalho pra ser descoberto aos poucos. Acabo de fazer 4 shows na baixada, maravilhosos, público lindo. Sábado, 16, em Nova Iguaçú, cantei pra 9.500 pessoas. Que mais eu posso te dizer?


Música News: Acho que para quem ainda não entendeu a nova proposta, tem duas faixas que mandam mensagens muito claras, na minha opinião, sobre o que está ali e o que pode vir pela frente, são “Eu Me Acerto” e “Hóspede do Tempo”. Estou “viajando”, ou é mais ou menos por aí?
Zélia: Não fico me preocupando em “mandar mensagens”, entende? Faço o que gosto e acredito, a partir disso, vou encontrando meus cúmplices.


Música News: Considero importante o que você falou na noite de estréia no Rio de Janeiro, sobre “se acostumar a ouvir músicas novas, pra não ficarem nos empurrando a mesma coisa sempre, e dizendo que a gente gosta”. Queria que você falasse um pouco mais sobre isso…
Zélia: Vivemos a era da regravação. As gravadoras alegam que é mais fácil de tocar e vender, e o público por sua vez precisa reagir a isso, valorizando quem grava um disco inédito e se propõe a passar por este risco. Isso é fundamental para o processo musical de todos nós.


Música News: Como você se relaciona com as críticas (positivas e negativas)? Muda alguma coisa na sua cabeça?
Zélia: É sempre delicado, mas uso o jornal pra limpar a sujeira dos meus cachorros no dia seguinte, seja boa ou má, o que dura mesmo é a música.


Música News: Existe alguma pressão pra que você grave um “ao vivo”? Você pensa nessa possibilidade? Como seria? Algumas músicas antigas já tem novos arranjos no palco, não é?
Zélia: Sim, tenho resistido, mas acho que vai rolar com “Sortimento”. Adoro o show e sempre temos a acrescentar ao disco de estúdio, vamos ver o que apronto.


Música News: O que você espera do futuro, como cidadã e artista brasileira?
Zélia: Espero votar cada vez melhor e ter boas opções pra isso. Estou indignada com FHC e onde este governo está nos jogando. Precisamos ficar atentos e fazer nossa parte, solidariedade na vida.


Música News: Gostaria de falar sobre algo que não perguntei?
Zélia: Não, tudo certo. Meu carinho pra vocês!


Saiba mais sobre Zélia Duncan
www.zeliaduncan.com.br – A atual versão do site oficial da cantora está repleto de informações sobre seu novo álbum, “Sortimento”. Na sessão “Música”, pode-se, inclusive, ouvir todas as canções do álbum, via streamming.

© 2008 Powered by WordPress