Entrevista com Hermano Vianna, pai de Herbert
Realmente o ano de 2001 não foi bom para a música, principalmente para o rock. Começamos com o pé esquerdo. Logo em fevereiro tivemos o terrível acidente envolvendo Herbert Vianna e Lucy, esposa do paralama-vocalista, jornalista e produtora musical. Em seguida Marcelo Frommer, guitarrista do Titãs, é atropelado e morto alguns dias depois no hospital. Também se foi Harrison, o cabeça do Beatles. Quando dávamos graças que o ano estava terminando, vem a falecer a incrível Cássia Eller.
Após tantas desgraças, a boa notícia: Herbert Vianna se prepara para voltar à ativa, nas devidas proporções. Ainda em recuperação, o vocalista já fala em gravar e lançar até o final deste ano um novo disco ao lado de Bi Ribeiro e João Barone, seus companheiros de banda. Para saber mais sobre o atual estado de saúde de Herbert e sobre os planos de um dos maiores guitarristas do Brasil, o MúsicaNews conversou com o Sr. Hermano Paes Vianna, pai de Herbert. Pessoa que acompanha Herbert diariamente, o atencioso Hermano nos contou ótimas e alentadoras novidades sobre o líder dos Paralamas do Sucesso. Confira!
MúsicaNews: Já faz um ano que ocorreu o acidente envolvendo seu filho Herbert e a esposa Lucy. Qual é a marca e a lição que o fato causou na vida de Herbert e dos familiares?
Hermano: A marca é ainda muito profunda. Ela faz uma imensa falta afetiva para a familia. Hoje o Herbert pensa que não vale mais à pena correr grandes riscos, por causa das crianças.
Em recente entrevista, o Bi Ribeiro afirmou que os três já fizeram umas 12 músicas juntos após o acidente, estando essas músicas cotadas a entrar no próximo CD. Qual é a temática das letras? E a sonoridade?
A maioria das músicas já estavam “rascunhadas ” em um computador do estúdio do Herbert. O seu irmão Hermano fez uma pesquisa e as encontrou. Mostrou para o Herbert, que trabalhou inicialmente sobre elas e depois chamou a banda pra ver, ouvir, discutir e gravar em demo. Ainda não estão todas escolhidas e/ou gravadas. Uma delas, entretanto, o Herbert compôs, letra e música, seis meses após o acidente. As temáticas são variadas, mas há um forte apelo ainda na violência que vivemos. Tem também lindas canções de amor. A sonoridade ainda não é a definitiva. Será por conta de quem vai produzir o disco.
Herbert irá mesmo gravar no disco de Gilberto Gil?
Já gravou. Tocou guitarra.
E ele ainda sofre problemas em relação à memória recente?
Ainda tem pequenos lapsos de memória recente sim, principalmente do período que antecede e aquele imediatamente após o acidente, como todos que sofrem este tipo de traumatismo.
Já há movimentos nas pernas?
Sim. Ele já tem alguns movimentos produzidos pelos músculos da coxa (quadríceps e adutores ), principalmente quando se exercita com barras paralelas (com talas nas pernas ) e, melhor ainda, nadando, quando faz hidroterapia.
Por que foi recusado o tratamento em Cuba?
Por verificar que tinhamos no Brasil o SARAH (Hospital de Doenças do Aparelho Locomotor), hospital público que tem nível de primeiro mundo, sem desfazer do excelente nível que dizem ter em Cuba, mas também por ser mais prático, em termos de viagem, distância da família, etc..
E ele continua fazendo o tratamento no Sarah? Como é a “rotina” de trabalho?
Sim, continua fazendo lá as avaliações periódicas dos seus avanços e recebendo orientação do prosseguimento. A fisioterapia é feita na sua própria casa, por equipe contratada particularmente. São profissionais da ABBR e consta de um médico fisiatra e três fisioterapeutas que fazem os exercícios físicos, os de equilíbrio e memória e hidroterapia diariamente.
Como ficou a situação com a empresa que comandava o plano de saúde de Herbert? Ela ainda custeia o tratamento?
O plano de saúde do Herbert está em vigor e somos reembolsados de uma parte dos valores que pagamos aos profissionais médicos , técnicos e os medicamentos. O plano não dá cobertura a fisioterapia nem ao home care.
Desde o primeiro momento do acidente, a família recebeu grande apoio de fãs e amigos. Como foi lidar que essa alta carga emocional?
Foi muito importante e tem sido até hoje o imenso apoio que recebemos de todas as partes do Brasil. Isto nos dá força para suportar melhor a trágedia que se abateu sobre todos nós.
Qual é a finalidade de gravar os ensaios de Herbert ao lado de outros músicos e do Andrucha (nota: diretor dos últimos clipes dos Paralamas) filmar trechos da recuperação e ensaios?
Além de um arquivo pessoal e da banda, servirá também de complemento para a memória do Herbert.
Como é trabalhada psicologicamente a volta de Herbert à vida de músico, com todas as rotinas?
Através de conversas com seus amigos e principalmente com seu empresário, o José Fortes.
Quais são os avanços mais claros que pode se observar na recuperação dele?
Sua memória musical praticamente intacta e seus progressos físicos lentos (para nós que estamos com ele diariamente), mas sempre em avanço positivo.
Pode-se dizer que o maior tratamento para a recuperação do seu filho foi a música?
Sem dúvida nenhuma a música é o grande elemento impulsionador da sua vontade de vencer, embora em primeiro lugar esteja a sua responsabilidade de criar seus filhos.