Sana Inside » 'Entrevista com Dida, guitarrista da banda de reggae Negril'

Entrevista com Dida, guitarrista da banda de reggae Negril

       A banda Negril tem mais de 20 anos de estória e de muita luta. Tudo começou no início da década de 80, na Baixada Fluminense, local de onde também surgiram outras bandas de reggae, como o Rappa e Cidade Negra. Logo no começo da carreira, a banda se chamava KMD5, e desse grupo saíram Marcelo Yuka (bateria) e Lauro Farias (baixo), que hoje formam o Rappa.


       Um grupo promissor, mas que não conseguia deslanchar. As coisas começaram a mudar para a banda há seis anos, quando eles mudaram o nome para Negril (também é nome de uma cidade da Jamaica) e chamaram o Valnei Ainê para assumir os vocais da mais nova banda de reggae carioca. Já com o nome de Negril, o guitarrista Dida e seu companheiro Valnei pararam Herbert Vianna num show dos Paralamas no Metropolitam, entregaram o primeiro CD (“Negril” que foi gravado pela Polygram em 96) para o careca, que após ouvir disse: “É uma das melhores coisas de reggae que eu já ouvi nos últimos tempos!”.


       A banda já estava desacreditada, queriam seguir de modo independente, só que o amigo Herbert Vianna prometeu colocar-lhes numa grande gravadora, e a escolhida foi a BMG. A banda rapidamente pensou em gravar um novo CD e chamaram o padrinho Herbert para produzir. “Tinha um tempo que eu já não produzia um disco, queria ver como estão as coisas atualmente”, comentou o paralama. O novo CD, que tem o título de “A outra margem do rio”, além de ser produzido por Herbert Vianna, contém uma música dele, a belíssima “Pense Bem”, escolhida para ser a primeira canção de trabalho. Com o clipe dessa música, feito pela Conspiração, eles concorreram ao prêmio de Revelação Nacional, no VMB da MTV.


       Formada por Valnei Ainê (voz), Dida (guitarra), Cosme Tchê (bateria), Tácio Farias (baixo), Dikeu (percussão), a banda segue firme na luta e se prepara para se apresentar no Rock in Rio III, no dia 19 de janeiro. Nesta entrevista para o Musica News, o guitarrista Dida fala sobre a carreira, a amizade com Herbert Vianna, mp3 e projetos sociais. Confira:


Música News: O Negril é uma banda da Baixada Fluminense, e surgiu junto com O Rappa e Cidade Negra, que tiveram um sucesso nacional mais rápido do que o Negril. Por que o reconhecimento da banda demorou a chegar em relação ao Cidade Negra e ao O Rappa?
Dida – Cada banda tem o seu tempo. Não sabemos exatamente porque o nosso caminho está sendo mais longo, porém além de algumas mudanças na formação do grupo aliado a falta de uma produção que faciltasse a apresentação da nossa música e falta de recursos financeiros para investir no trabalho e divulgação. A partir do primeiro contrato fonográfico , em 1996, a nossa formação ficou resovida, tudo ficou mais claro, embora sabíamos que a batalha continuaria, num novo formato.


Música News: Logo que saiu o último CD, o Negril começou a fazer um trabalho social voltado para a Baixada Fluminense, região de origem da banda, onde os ensaios saíram dos estúdios e passaram a ser “ensaios abertos”. Como o Negril, o Rappa, que também é da mesma região, faz um trabalho voltado às comunidades carentes. Como são esses projetos desenvolvidos pela banda e aos olhos do grupo, qual a importância da classe artística nessas ajudas comunitárias?
Dida – Na verdade sempre fizemos um trabalho sócio-cultural dentro da nossa comunidade. No final dos anos 80 montamos o “Centro Cultural Donama” , que oferecia entre outras atividades oficinas de capoeira, dança, música, teatro, artes plásticas, que até hoje é referência a todas as bandas afroreggae de Belford Roxo, ou qualquer outro movimento cultural da área, que se destaca no cenário artístico nacional, berços de excelentes músicos e bandas como cuidade Negra, O Rappa, Nocaute, Cabeça de Nego, Bomb Black e muitas outras. No projeto Ensaio Aberto queríamos prosseguir e oferecendo e alertando para novos e futuros músicos que o mundo do show business não se resume apenas ao palco, abrindo um leque de outras profissões relacionadas a este mercado , como produtores musicais, roldies, operadores de som e luz etc., convidando profissionais experientes das várias áreas para palestras seguidas dos ensaios abertos, criando uma interação entre os músicos da região. Sempre com uma banda local abrindo o “show/ensaio aberto do Negril” e um artista consagrado para participar com final tipo “jam session”. Acreditamos que contribuimos para a consciência da importância do fortalecimento do movimento cultural já iniciado no final dos anos 80, sabemos que é uma conquista do dia a dia.


Música News: Uma crescente procura pelos ouvintes de música atualmente é o MP3, que já está mudando o conceito do mercado musical e da pirataria. No site da banda, o último CD, “A outra margem do rio”, está inteiramente disponibilizado em MP3 para os visitantes. Qual foi a importância do MP3 para o Negril e como vocês encaram essa nova fase da música mundial?
Dida: Não temos tantas informações sobre o assunto, mas sentimos que coloca em igualdade os músicos independente de ter uma grande gravadora dando suporte. Por outro sabemos que ainda não existe nenhuma solução para o problema direitos autorais e de que maneira que o artista e produtores podem arcar com os custos da produção dos fonogramas. Com certeza é um grande veículo de divulgação do artista.


Música News: Um dos grandes incentivadores da banda foi o paralama Herbert Vianna, que já disse que o Negril é a melhor banda de reggae da atualidade e acabou produzindo o último CD da banda. Como serão os próximos projetos da banda? Haverá a mão do Herbert na execução do próximo CD?
Dida – O Herbert é um cara genial e muito generoso. Nos deu uma grande ajuda e continua nos apoiando até hoje. Estamos compondo e arranjando novas e antigas canções. Queremos rebuscar extraindo o melhor de todo este tempo que estamos junto. O reggae para gente é a base da nossa música, embora cada componente tenha suas inflências que é muito legal, tornando mais eclética a forma de compor e arranjar. Como disse, o Herbert é uma grande referência para gente. Estamos combinando de mostrar as novidades para ele e independente de ele ser o produtor do nosso próximo disco ele vai estar presente sempre.


Música News: No dia 19 de janeiro, o Negril irá se apresentar na Tenda Brasil no Rock In Rio 3. Qual será a importância desse evento para a carreira da banda? Como será o show? Vocês temem algum confronto com o público, já que o dia 19 é o dia com as bandas mais pesadas?
Dida – Sem dúvida é um importante momento da nossa carreira. Estar neste mega evento é o reconhecimento por estes anos de estrada. Faremos um curto e dinâmico show, com músicas do disco “A outra Margem do Rio” e do primeiro disco. Estamos pensando em colocar alguma coisa da época do KMD 5 que foi importnate na nossa estória. Falamos de paz e integração, procurando sermos honestos com a nossa música, por isso não nos preocupamos, será uma grande troca de boas energias.


Música News: O som da banda é basicamente reggae, mas também com levadas do pop e do rock. Como se originou essa mistura de ritmos, e quais são as principais influências musicais da banda? Com qual músico vocês gostariam de dividir o palco um dia?
Dida – Crescemos ouvindo o batuques da cultura afro brasileira. Conhecemos a magia de groove e células ritmicas repetitivas que hipnotisa e nos traz reflexão. O Pop rock é o que nos impulsiona a fazer misturas de estilos para sermos uma banda autêntica. Gostamos de reggae, soul, samba, maracatu, baião e rock in roll. Nossas influências são: Bob Marley, Aswad, James Brown, All Green, Beatles, Stevie Wonder, Gilberto Gil, Djavan, Caetano, Gonzagão e muitos outros. Dividir o palco com o embaixador do reggae no Brasil, Gilberto Gil, é o que mais sonhamos. Estamos chegando perto. Acreditamos que logo vai rolar. A semana passada ele próprio manifestou a vontade de participar do nosso show no Rock In Rio, porém na data ele vai estar se apresentando fora do pais. Só dele querer já nos deixou super felizes. Temos certeza que logo pinta outra oportunidade.


Saiba mais sobre o Negril
www.negril.com.br – Isto é que é banda legal. Além de trazer ótimos comentários de jornalistas à respeito dos trabalhos da banda, release e fotos, o site oficial do Negril disponibiliza todas as músicas do mais recente álbum para download em mp3. E o melhor: todas as canções estão completíssimas! É só acessar e clicar na seção galeria. Não tem erro! :o)

© 2008 Powered by WordPress