Sana Inside » 'White Stripes no Brasil e o melhor do rock na TV'

White Stripes no Brasil e o melhor do rock na TV

Dois anos atrás, este colunista foi surpreendido com a notícia de que o Belle And Sebastian viria tocar no Brasil em outubro (2001), no Free Jazz Festival. A notícia veio exatamente nessa época do ano, em julho, por meio do programa Labo b e da Pensata de Lúcio Ribeiro. O que se seguiu foi um culto à banda, uma louca procura por ingressos e sucesso total do evento.


Os tempos mudaram, a MTV praticamente extinguiu o Labo b, o Free Jazz virou Tim Festival e este ano se mudou para o Rio de Janeiro, mas a história parece que vai se repetir. O fiel Lúcio Ribeiro anunciou em sua coluna passada a atração forte para o Tim 2003: a dupla White Stripes. Meu pessimismo não me permite acreditar (ainda) plenamente na história (não por falta de credibilidade da fonte, que isso!, e sim pela pobreza [cultural] de nosso país), mas se ela vier a se confirmar, creio que os efeitos serão os mesmos de 2001.


Assim como aconteceu com o Belle And Sebastian, até mês retrasado dava para contar nos dedos as execuções do White Stripes nas rádios brasileira, no entanto o duo já é assunto velho e ratificado para o público especializado no rock alternativo. Da mesma forma como os escoceses, todos os discos da dupla de Detroit foram lançados por aqui, eles são pauta constante nos veículos brasileiros de internet e possuem uma legião de adoradores entre a “opinião pública” do tal segmento.


Somado ao interessante Super Furry Animals, banda galesa que flerta com o rock alternativo e com o britpop, o White Stripes tem tudo para fazer do Tim Festival o evento mais legal do ano. Se a organização for bem feita, público, cobertura e repercussão não vão faltar.


Rock invade a TV em julho


De Bill Haley a Belle And Sebastian, de Bob Dylan a Blur, de Beatles a The Cure. Quem tem TV por assinatura em casa tem motivos de sobra para sentar em frente ao sofá, dar uma conferida na programação e curtir o melhor do rock n roll em julho. Destaque para a história deste estilo musical apresentado pelo canal The History Channel. Mas não é só o passado que tem lugar garantido. Shows recentes de The Cure, Blur e apresentação do Belle And Sebastian são grandes atrações na telinha.


Teve início neste fim-de-semana a “História do Rock & Roll”, série de dez programas semanais apresentados pelo The History Channel contando a trajetória do estilo musical que revolucionou o planeta. Cobrindo da década de 50 até os dias atuais, a série é digna de ser gravada e virar um importante arquivo para os adoradores deste movimento crucial para o século XX.


Se todas as fases e movimentos do rock forem retratados da mesma forma como os primórdios foram no primeiro programa, a atração promete muito. Com declarações dos principais personagens (Mick Jagger, Keith Richards, Ray Manzarek, Brian Wilson, Little Richards , …), arquivo riquíssimo e organização bem feita, o primeiro episódio da série foi o melhor documentários sobre o gênero que vi até hoje.


Acabou de sair no Brasil o DVD Trilogy, dos góticos do The Cure. O registro ao vivo traz uma apresentação de 2001 da banda em que eles interpretam na íntegra três álbuns: Pornography, de 1982, Desintegration, de 1989, e Bloodflowers, de 2000. Segundo o líder Robert Smith, os discos têm grande ligação e tocá-los na seqüência foi uma escolha lógica.


Para os fãs da banda que acham demais pagar os R$70 pedidos pelo DVD duplo que nem traz os maiores clássicos do grupo, vale a pena dar uma conferida no canal 603 da Directv, dedicado a shows e espetáculos. A atual atração do canal é esta apresentação do The Cure contida no DVD, que será exibida ao longo do próximo fim-de-semana inteiro (11,12,13/7).


Um outro canal antenado em música de qualidade é o Eurochannel. Seu principal programa dedicado a apresentações musicais, o famoso Later With Jools Holland, tem ninguém menos que os escoceses do Belle And Sebastian como atração da edição do próximo domingo (13). Nas duas últimas edições do programa, David Bowie, Travis, Paul McCartney e Flamming Lips desfilaram pelo palco comandado pelo pianista Jools Holland.


O mesmo canal exibiu semana passada um especial com a histórica apresentação dos galeses do Manic Street Preachers em Cuba e traz no final do mês um show do Blur. A apresentação, gravada em Londres, em 1999, fez parte da turnê do álbum 13, o sexto dos ingleses. Nesse disco se encontra o maior sucesso da banda, a nervosa Song 2. O show do Blur vai ao ar no próximo dia 20.


Para terminar, e não deixar os desprovidos de TV a cabo de mãos vazias, a MTV Brasil apresenta alguns especiais nesse mês para comemorar o Dia Mundial do Rock – 13 de julho. De segunda a quinta à 00:30, até dia 17, a emissora apresenta shows do festival alemão Rock Am Ring 2003. Entre as atrações estão Zwan, Metallica, Iron Maiden, Stereophonics, entre outros.


Dia 14 vai ao ar na music television brasileira uma entrevista com os australianos do Silverchair, e dia 18, um especial com o Radiohead. Ainda no mesmo canal, a nova fase do Mochilão está apresentando uma trip pelo velho continente. Vale a pena conferir o programa deste domingo (13), em que a sortuda Fernando Lima entrevista dois importantes personagens do rock inglês: Mike Joyce, ex-baterista do lendário Smiths, e Paul Bonehead, ex-guitarrista do Oasis.


Sábado é dia de rock alternativo


Esta coluna não costuma dar dicas de noites legais, mas iniciativas bacanas têm que ser reconhecidas. Inaugurado recentemente, o Trip Bar dedica sua programação ao rock de qualidade, deixando a música eletrônica de lado. Depois de garantir qualidade às sextas-feiras com a festa da rádio Brasil 2000, agora é a vez do sábado. Todo sábado de julho o Trip recebe o projeto All Stars, dedicado ao melhor do rock alternativo. A discotecagem fica por conta de quem entende do assunto: Kid Vinil (dia 12), da Brasil 2000, Lúcio Ribeiro (19), da Folha, e Paulão e André Bascinki (26), ex-apresentadores do Garagem.

© 2008 Powered by WordPress