Super Fly: a super mosca de Salvador
Bruno Marques, 28, vocal, Marcelo Mosca Jesuíno, 24, guitarra, Adriano Mc Brody, 26, contra – baixo e Jão Travassos, 24, bateria, formam a Super Fly, banda de Salvador – BA que já emplacou do CD O Vôo da Mosca, recém lançado pela BMG, o hit Sozinha , faixa bônus do álbum – Tema do Programa Esporte Espetacular da Rede Globo.
Mudaram de mala e cuia para São Paulo em meados de maio para agitar mais shows e divulgar o trabalho de longa estrada. Em seus quatro anos de carreira a banda passou o que tinha de passar até vender 5 mil CDs independentes durante os shows por estados como Bahia, Sergipe e Alagoas, entre outros. Foi assim que a Super Fly chamou a atenção de várias gravadoras, provando que teria mercado para seu som, entre elas a BMG que bateu o martelo. Hoje compõem o cast da Canto da Cidade, produtora de Daniela Mercury que dá uma força para as viagens e estrutura.
Amigos desde a infância, os componentes receberam a influência dos grupos norte – americanos Stone Temple Pilots, Deftones e Incubus. A primeira é unanimidade entre eles. Ouviram muita bossa nova e música popular local de raiz também, além de Bruno, o vocalista ter recebido a forte carga genética de seu avô repentista. Espontânea e naturalmente enriquecem suas composições com cultura religiosa afro, principalmente o Candomblé.
Vamos dizer que tudo isto resultou em um rock pesado com pitadas nordestinas generosas. Mesmo estando em uma das gravadoras de ponta, os jovens do Super Fly sabem que o trampo está apenas começando.
O mercado atípico com o incômodo da pirataria desenfreada mudou todo o cenário fonográfico nacional acabando com a idéia de que chegar em multinacional é sinônimo de estourar imediatamente.
O fato de ter uma canção como tema de um programa de TV, item conquistado com méritos próprios independentes da gravadora, não foi marketing. Eles têm tudo a ver com o espírito do Esporte Espetacular. Bruno pratica wakeboarding e artes marciais, Marcelo já participou de campeonatos de surf e skate, Adriano também curte o SK8 e Jão, o baterista que conversou comigo por telefone de Salvador, só parou de jogar futebol, andar de bike e skate depois que quebrou a perna.
A música de trabalho é Cabeça de Cera, trash metal e hardcore com percussão de Umbanda, na tradição do disco Roots do Sepultura. É a faixa mais marcante e forte.
No caso da Super Fly a melhor saída para definir o som mais do que eu tentei é ouvir o CD que está em tudo que é loja pelo Brasil.
Silvio Alvarez é assessor de imprensa da banda rock pop YSLAUSS, artista plástico de colagem e colunista.