Sana Inside » 'Skol Beats: marketing de mestre'

Skol Beats: marketing de mestre


Como reunir aproximadamente 44 mil pessoas em um evento com o nome de um produto, mobilizar toda a mídia entorno do fato e, de quebra, cativar a simpatia e a gratidão do consumidor? Carlos Lisboa, gerente de marketing da Skol tem a resposta!


A quarta edição do Skol Beats, um dos maiores eventos de música eletrônica do mundo, ocorrido no último sábado – dia 26, foi um enorme sucesso.


Pude conferir tudo de perto (ou quase, tudo seria impossível). Administrar um evento destas proporções, não é uma tarefa das mais fáceis. Ocorreram falhas? Sim. Na minha opinião nada anormal ou de gravidade considerável para tão grande desafio. O que é relevante, ao meu ver, é registrar o fenômeno de massa que foi a versão 2003 desta festa-campanha de marketing, um Woodstock eletrônico Tupiniquim! Considerando o clima de guerra mundial ainda presente na aura planetária. Jovens de todas as idades, a partir dos 18 anos, amantes de todas as tendências “dance” provenientes das mais variadas tribos e de classes sócio-culturais diferentes convivendo em um mesmo espaço na maior harmonia imaginável. Parece incrível? Aconteceu.


A equipe envolvida na produção mostrou ter adquirido experiência nas três edições anteriores e procurou meticulosamente, durante muitos meses, prever tudo o que poderia ocorrer de errado.


Assaltos e agressões ocorreram nas imediações do evento e as vítimas tiveram seus tênis, celulares e ingressos roubados. Alguns dos responsáveis foram presos e os bens devidamente devolvidos. 


A direção artística do Skol Beats contatou 300 artistas até definir o “line up” com as 70 atrações deste ano, 13 a mais do que na edição 2002, realizada no Autódromo de Interlagos, sendo 17 inéditas. Entre os craques internacionais estavam os norte americanos Jeff Mills e Green Velvet, o holandês Junkie XL, o duo francês The Youngsters, os ingleses Dave Seaman e Ferry Corsten, King Unique, Grooverider, LTJ Bukem, Laio e Bushwacka, Dave Clarke, Futureshock Dex’n’Fx e a dupla escocesa Slam.


A cena eletrônica brasileira esteve bem representava por DJ’s do naipe de Marky, Mau Mau, Patife, Renato Cohen, Erick Caramelo, Renato Lopes, Dmitri, Camilo Rocha, entre muitos outros. Além dos magos das “pick ups”, cada uma das tendas, assinadas por consagrados clubes europeus, incluindo o palco ao ar livre, contou com a performance ao vivo de um VJ.


Famosos e colunáveis em geral estiveram presentes e curtiram em áreas reservadas.  Fause Hatten, Giba, Patrícia Coelho, Maria Paula, Leonardo Senna, Pedro Mariano, Marina Lima, Daniela Mercury, Cazé Peçanha, Maria Paula e os gêmeos Gustavo e Flávio, entre outros.


Além do público presente, os números da mega produção, instalada este ano no Complexo do Anhembi (sambódromo) – São Paulo – SP, impressionam: 17 horas de evento, 42 DJs nacionais e 28 internacionais, 45 mil m2 de área, 4 tendas de música, sendo 3 com 1.800 m2  cada e uma com 2.400 m2 , 1 palco coberto com 18m de boca de cena, 2 praças de alimentação com 600 m2 cada, 14 bares, 1200 seguranças, 4 postos médicos, 5 ambulâncias, sendo 2 UTI’s móveis, 6 médicos, 11 enfermeiros e 10 maqueiros, 900 policiais militares, 150 bombeiros, 800 profissionais de limpeza, 170 banheiros químicos, 160 banheiros fixos, estacionamento para 13.000 automóveis, 49 geradores (de 50 KVA’s à 450 KVA’s), 245.000 watts de capacidade de som, 950 profissionais envolvidos na produção, 2.600 pessoas envolvidas indiretamente. Além de sala de imprensa, “Skol Web Store”, tenda com exposição fotográfica, Mercado Mundo Mix, área de descanso, camarotes e “lounge” para convidados.


O 4º Skol Beats foi até 9h00 da manhã do dia 27 e uma boa parte da galera já demonstrava sinais de esgotamento, ou de cerveja demais a partir das 3h00 deitada pelo chão onde houvesse espaço.


Qual será o próximo passo para 2004 após o êxito desta edição e da sensação de dever cumprido? Perguntei a Carlos Lisboa em uma de suas passagens pela sala de imprensa. A intenção da empresa, segundo ele, não será a de visar um novo recorde de público, mas a de oferecer mais novidades, marca registrada da produção a cada novo ano.


Silvio Alvarez é assessor de imprensa da banda rock pop YSLAUSS, artista plástico de colagem e colunista. Ilustração: Bruno César.

© 2008 Powered by WordPress