Sana Inside » 'Projeto de lei propõe criminalização do Jabá. G. Gil apóia.'

Projeto de lei propõe criminalização do Jabá. G. Gil apóia.

Bom, pelo que parece, começa a surgir pessoas de bom senso na cultura brasileira. Eu falo isso porque está em gestão um projeto de lei que transforma em crime a indústria do jabá ( Execução de músicas mediante pagamento), que todos já estão cansados de saber que acontece nas rádios brasileiras. Quem tem grana coloca com a maior facilidade suas músicas nas rádios e quem não tem, paciência, tem que contar com a sorte ou pode tentar um assalto a um banco. Acho que a segunda alternativa ainda é mais fácil, por mais absurda que seja.


A pessoa iluminada que teve essa idéia é o deputado federal Fernando Ferro do PT-PE. Esse projeto tem previsão de chegar ao congresso ainda no primeiro semestre desse ano.


Todo bem que essa idéia é meio tardia, devido aos vários anos que o mercado fonográfico foi abalado pela indústria do Jabá, mas antes tarde do que nunca.
 
Com o objetivo de proibir a execução de músicas mediante pagamento, os artistas que estão iniciando sua carreira terão uma chance maior em relação a outros artistas veteranos. Para melhorar a história, o nosso tão criticado ministro Gilberto Gil apoiou o projeto, voltando-se contra as rádios que ganham rios de dinheiro nesse esquema de divulgação.
 
Não dá nem para acreditar, a idéia é boa, têm pessoas que estão começando a se preocupar com a qualidade da música popular e não somente com o dinheiro, como vem acontecendo há décadas, o nosso ministro da cultura está apoiando o projeto, o que é muito importante. Será que estamos no Brasil? Será que isso é apenas um boato?


Bom o primeiro passo foi dado, espero que as coisas comecem a mudar no mercado fonográfico e que não fiquem apenas no papel, como muitos dos bons projetos que são idealizados por pessoas de bom senso.


O que não podemos esquecer é que isso é apenas um projeto. Será que ele virará lei? E se virar, será que essa lei vai funcionar?
É, realmente estamos no Brasil…

© 2008 Powered by WordPress