NossaMusica.com: BMG investe na FAMA de Vanessa Jackson
A BMG está investindo pesado no talento da vencedora da primeira edição do programa Fama da TV Globo. Vanessa Jackson lança seu primeiro CD, gravado no Castle Oaks de Los Angeles, com produção de Guto Graça Mello e tudo que teve direito.
Na coletiva realizada em um colégio na periferia de São Paulo, próximo de onde residia, mostrou ter consciência de que terá de lutar para não ser rapidamente esquecida e ter o mesmo destino dos demais artistas nascidos de programas da telinha. Para ela, o Fama não foi mais um Big Brother, foi um grande aprendizado.
Como admiradora assumida de Elis Regina, Trio Esperança, Leny Andrade e outras feras da nossa música, Vanessa bebeu de fontes preciosas e tem grande chance de ficar.
Para quem vê um artista surgir na grande mídia, como um passe de mágica, vindo de um concurso, pode ter a impressão simplista que sua carreira começou ali. E não é bem assim. A vencedora do Fama nasceu em um meio musical. Estudou canto lírico, participou de corais, passou quatro anos em um grupo de black music e penou em bandas de baile cantando de Carmina Burana a Titanic. Antes de chegar ao Fama e à fama, foi backing vocal do Soweto, de alguns artistas sertanejos e do Art Popular. Nas horas vagas ainda gravava jingles. Então, não foi bem um passe de mágica. Ela também ouviu muito não de gravadoras antes que a grande chance viesse.
A indicação para participar da academia global veio de Simoninha, quando gravava uma mini participação em seu CD. Conheceu alguns produtores. Passou por uma seleção entre trinta e oito candidatos e chegou lá.
O nome artístico surgiu da paixão por Michael Jackson, descoberta aos nove anos de idade. Seu sonho é conhecê-lo. E, segundo ela própria, sonhar não paga imposto. Ainda não.
O Cd, recém lançado, conta com treze faixas, dez delas inéditas. As regravações de Eu Sei que Vou te Amar (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e de Gostava Tanto de Você ( Edson Trindade), ao meu ver, são os pontos altos do trabalho.
Fico à vontade de escrever sobre esta nova estrela por não assistir televisão e assumir isto. Conheci Vanessa Jackson na coletiva de imprensa. Podem me criticar e não concordar, mas notei espontaneidade e sinceridade nesta menina atrás de toda a produção que já a cerca. Sei que terá muito trabalho pela frente para não ficar estigmatizada como criação da Globo. E ela sabe disto.
Não creio que o gênero das músicas de trabalho escolhidas seja o certo para o tamanho de seu talento. Vanessa é uma intérprete eclética demais para um estilo só.
Quem sou eu para achar alguma coisa? Só o tempo dirá.
Vanessa Jackson está muito acima de ser apenas um produto da mídia. Com domínio total, ela faz o que quer com sua bela voz.
Silvio Alvarez é assessor de imprensa da banda rock pop YSLAUSS, artista plástico de colagem e colunista.