Sana Inside » 'Festivais de Verão Europeus'

Festivais de Verão Europeus

       Bom, vou começar com uma boa notícia, pelo menos para mim. Vou sair de férias! É isso mesmo, mas não é amanhã nem depois de amanhã, é só no mês que vem, mas a minha coluna só volta no final de Agosto. E vocês se perguntam: férias em Agosto? Sim, caro leitor, aqui na Europa o Verão é agora, e tenho que aproveitar os dois(!) meses de calor a sério que eles têm aqui. Enquanto vocês estiverem aí nas praias de férias, viajando pelo Brasil, eu estarei aqui dentro do meu quarto escrevendo essa coluna morrendo de frio para ninguém ler (quem leva o computador para a praia, afinal?), mas sei que tem sempre alguém desse lado aí.


       Por falar em Verão, começou a temporada dos festivais de rock de Verão, com algumas surpresas, poucas novidades, mas algumas coisas boas.


       O primeiro festival da temporada oficial de Verão foi o de Vilar de Mouros, uma pequena cidade no Norte de Portugal, que todos os anos recebe o mais famoso evento do panorama musical nacional. Nos dias 12, 13 e 14 de Julho, os portugueses tiveram a oportunidade de ver Lamb, UB40, Manu Chao, Da Weasel (rap português, comentado aqui no Central na minha última coluna), Rammstein e Bush. Um cartaz modesto, mas suficiente para encher a região com os fãs de todos os gêneros, desde Lamb até Rammstein.


       O próximo festival é o Sudoeste, que acontece na localidade da Zambujeira do Mar. Para quem quiser dar uma olhada no clima que rola por lá é só ir em http://sudoeste.clix.pt, onde tem um vídeo do show do ano passado (é bem bacana mesmo). Esse ano o evento vai contar com a presença de Alanis Morrisette, Peter Murphy, Orishas, Plastica, The Cure, Belle & Sebastian, Beta Band, Rodrigo Leão (ex-Madredeus, também já falado aqui na Lusoafinidades), Rinoçérôse, Thievery Corporation (muito bons), Black Rebel Motorcycle Club (bons), Air, Chemical Brothers, Eletric Soft Parade, Muse, Blasted Mechanism, André Indiana (na minha opinião, o melhor bluesman português), e…Charlie Brown Jr. É verdade, eles chegaram por aqui! Além disso, há mais palcos, onde durante o festival rola mais música, de vários estilos e com bandas menos conhecidas. Enfim, uma boa oportunidade para acampar, já que rola tudo no meio do nada, e de ouvir boa música.


       Mas como o verão não acaba no começo de agosto, ainda temos o tão famoso em terras lusas Festival de Paredes de Coura, outra localidade aqui de Portugal, que recebe bandas e artistas nos dias 12, 13, 14, 15 e 16 de Agosto. As estrelas deste ano são Korn, Incubus, Counting Crows, Puddle of Mudd, Cousteau e Gotan Project (os dois últimos são muito bons mesmo!!), além dos óbvios eventos em palcos paralelos durante as noites/dias de festival.


       E como eu volto no dia 28 de Agosto, no final do mês eu faço um resumo geral do que rolou nesses festivais e as novidades das férias. Obrigado pela força, um abraço a todos e até a volta. Força sempre!


Marcelo Paes tem 24 anos, é brasileiro, estudante de jornalismo e mora em Porto, Portugal, há cinco anos. Email: celinhos@hotmail.com.

© 2008 Powered by WordPress