Sana Inside » 'Feedback: O que valeu e o que “ninguém merecia” em 2002'

Feedback: O que valeu e o que “ninguém merecia” em 2002

O ano de 2002 foi economicamente péssimo. Poucas vezes na história as pessoas estiveram tão sem dinheiro. O ano eleitoral tornou-se historicamente surpreendente pela demonstração de democracia: pela primeira vez o brasileiro deu uma chance ao diferente, que agora mostra que não será possível ser tão diferente assim.


Nas artes o ano trouxe gratas surpresas e, “só pra não passar batido”, outras nem tão gratas assim. A música pode exemplificar claramente isso. Desconsiderando tendências mercadológicas, Feedback acompanha tendência de fim de ano de avaliar os melhores e piores feitos musicais do período que (graças a Deus pra muitos) termina. O objetivo não é desmerecer ninguém, mas dividir com os leitores um pouco das visões e gostos musicais desta que “humildemente vos escreve quinzenalmente”. É pessoal sim, e quem disser que não é, falta com a verdade.


O que valeu:


Discos
Fernanda Porto – Fernanda Porto: A artista da Trama leva indiscutívelmente o prêmio de melhor lançamento do ano. Moderno, bem produzido e animado, têm execuções instrumentais bem feitas. Além disso, a cantora é afinadíssima… enfim, interessante!


Pedro Mariano – Intuição:~O filho de Elis mostrou nesse disco toda a sua essência e amadurecimento. Clássico de M.P.B, com algumas faixas dançantes. Vale a pena, muito superior ao trabalho anterior do artista.


Revelação/CD
“Versão Acústica” 1 e 2 – Emmerson Nogueira: deveriam estar na lista acima, mas, por se tratar de um projeto diferente, pode-se considerar a melhor revelação em 2002 aposta da Sony Music. Tanto o primeiro Cd quanto o segundo valem a pena.


Promessa
Vega: a banda gravada pelo selo FNM, distribuído pela major Universal, é talhada pela bela voz de Cláudia Gomes. Boa pedida para fãs de Pato Fú e adjacências, a banda tem boas letras e instrumental competente. Nada extremamente original, mas muito melhor que os habitués Js e Ls.


Performance de Palco
Renato Casanova, vocalista da banda capixaba Casaca, é extremamente competente “on the stage”.


Emmerson Nogueira e Vanessa Farias, levam o prêmio carisma e expressividade no palco, respectivamente.


Yamandú Costa, é indiscutivelmente o mais expressivo. O show, 100 % instrumental, é, peculiarmente, contagiante.


Música do Ano
Igualmente belas e consistentes, injusto seria eleger uma só:


Per Amore (Versão Família Lima): Versão que a família Lima fez da canção Italiana, em seu recentemente lançado ábum, toda instrumental. Destaque para os violinos.


Vilarejo Íntimo (Fernanda Porto): Canção contemporânea de expressividade única. A harmonia é diferente e o lirismo da letra, marcante.


O que  “ninguém merecia”


Música
Cachorrinho – Kelly Key: Dispensa qualquer tipo de comentário.


Revelação (dispensável)
Marcus Vinicius (Programa Fama): Além do estilo despersonalizado, não apresenta grande performance de palco, nem um timbre vocal diferente. É razoavelmente carismático, porém.


Show
Show do lançamento do Cd “Casaca”, na Meli Melô, em Abril de 2002: a banda capixaba, que costuma ser excelente no palco, deixou a desejar justo naquela que deveria ter sido uma de suas melhores apresentações. Execução de poucas faixas, falta de “preparação” do público e insegurança da banda, fizeram com que o pocket show deixasse a desejar.


Contudo, ano novo traz novas esperanças e sinceros desejos de progressos em todas as áreas, inclusive na música. Que em 2003 a grandiosidade sonora do Brasil se mantenha, e que essa luz não seja ofuscada por mediocridade de nenhuma estirpe .


Que 2003 seja um ano de grandes revelações e evoluções, sejam elas comportamentais, comerciais e até sonoras, em seus sentidos mais amplos. E de muitas descobertas, por que afinal, a arte não imita a vida, mas é a vida em suas várias formas de expressão.


São os mais sinceros votos da coluna Feedback! Até 2003


Gabriela Cuzzuol é colunista da Central, tem 22 anos, gosto musical “bem pessoal”. Quem quiser comentar a avaliação feita, pode escrever para gabiegee@ig.com.br

© 2008 Powered by WordPress