Coluna Feedback: I guess thats why they call him Elton John
Certa uma vez, o maior “John” da história do rock mundial se ajoelhou numa pista de aeroporto e começou a gritar:
- “É ele… é ele mesmo!”
Perplexo, o outro John da cena, a vítima da admiração, só soube exclamar, emocionado:
- “Levante-se daí! Você sabe quem é você?”
Essa cena não retrata apenas o dia em que dois dos maiores artistas ingleses de todos os tempos se conheceram, mas também a admiração que John (o Lennon) tinha por John (o Elton).
Não era a adoração mútua, porém, a única característica em comum entre esses dois artistas: ambos nasceram na Inglaterra, ambos tiveram sérios problemas com drogas, ambos são recordes mundiais de vendas, e, enquanto os Beatles deixaram a listagem nacional de música mais tocadas no mês de julho de 1970, um mês depois Elton, que os venerava, aparecia na mesma.
O cantor, cuja carreira já dura 34 anos, lançou em 2001 uma coletânea contendo seus maiores sucessos, ou, em outras palavras, sua biografia musical. No Cd, duplo, canções que quebraram recorde de venda, ou por algumas razões tornaram-se históricas.
Batizado Reginald Dwight, Mr. John já era um virtuoso pianista quando ainda “não era Mr.John”. Recebeu uma bolsa para a renomada Royal Academy of Music, a qual freqüentou dos 11 aos 15 anos. A paixão pela música influenciou cada detalhe da vida do cantor, que idolatrando Buddy Holly, adotou os óculos afim de imitar-lhe o visual, até que um ano mais tarde passou a realmente necessitar deles.
Formou uma banda nos anos 60, na qual tocava teclado, cantava e chegou a compor duas músicas. Porém, sua carreira decolou após o encontro com Bernie Taupin, o qual, ao longo dos anos, se tornaria seu grande parceiro e amigo. O relacionamento musical iniciou-se em 1967, após ambos serem demitidos de uma gravadora. Bernie escrevia as letras e Elton fazia as músicas. A fase inicial da parceria está detalhadamente demonstrada no Cd 1 da coletânia, que concentra-se nos hits de 70 a 76. A faixa número 2 do disco1, “Tiny Dancer”, por exemplo, é uma homenagem de Bernie a sua primeira esposa, uma bailarina americana.
O primeiro hit da dupla apareceu no segundo LP, chamado Elton John, e foi o “clássico” Your Song, música que abre Greatest Hits e que iniciou uma nova fase na vida do artista.
Se a vida profissional é marcada por grandes feitos, a pessoal é também composta de acontecimentos marcantes e por diversas vezes conturbados. No fim dos anos 70, John chocou o mundo ao assumir a bissexualidade e voltou a surpreender quando doze anos depois, uniu-se, religiosamente, a uma mulher. Ao divórcio de Renate Blauel, seguiu-se um período de reabilitação para drogados, após dois longos e “negros” anos, marcados por escândalos.
Dois anos depois fundava a Elton John Aids foundation, após a morte de uma grande amiga, para a qual doa, até hoje, todos os direitos de suas músicas. Foi em 1997, por ocasião do falecimento de outra grande amiga, que a dupla Elton-Bernie compôs o single que mais venderia na história: “Candle in the Wind”, cuja letra foi reescrita em homenagem a Lady Di, foi a responsável por este fato. Interpretada no funeral de Diana por Elton, é a canção predileta de Bernie:
“A letra é realmente como me sinto, e música caiu muito bem. Acho que é a melhor coisa que Elton e eu já fizemos”, afirma.
Em 1992, quebrou o recorde de Elvis Prestley, de 23 anos seguidos na lista das 40 mais tocadas, por “Simple Life”. Segundo a biografia do cantor, é seu o recorde, por 30 anos na lista.
A coletânia Greastest Hits ainda traz alguns hits clássicos (repletos de curiosidades), como Daniel, balada cuja letra conta a história de um soldado caolho que apenas consegue encontrar paz na Espanha. Elton omitiu a última frase da composição de Bernie, dando margem a interpretações suspeitas; ou “The Bitch is Back”(A vadia está de volta), que primeiramente recebeu uma denominação menos agressiva, uma vez que amigos e produtores temiam que a faixa pudesse remeter ao trabalho de bandas de rock de última categoria; e “Someone saved my life tonight” fala a respeito de um amigo que convenceu o vocalista a não se casar, salvando-o assim de uma tentativa de suicídio.
Já a segunda parte de Greatest Hits enfoca o período pós 1976. Nele estão a bela “Written in the Stars”, dueto com Lean Rimes, escrita por Tim Rice, e que apesar de premiada, não atingiu as expectativas de venda. “Nikita”, tema do famoso seriadoestá no álbum Sad Songs Say so much, gravado nos conturbados anos 80, período, como anteriormente mencionado, conturbado para Mr. John. “Something about the way you look tonight”, por sua vez, foi a faixa que acompanhou “Candle in the Wind ” no álbum single.
Em linhas gerais, Greatest Hits é uma grata homenagem a todo e qualquer amante da boa música, assim como a carreira do cantor é prova de que é possível manter a qualidade e o estilo ao longo dos anos.