A banda de Brasília que o mundo está precisando ouvir!
“Não consigo entender o mundo de hoje em dia. / Num planeta tão lindo que não damos nenhum valor / Gostaria de poder voar pra um lugar bem longe daqui / Você vai ficar parado aí?? / Dizem que estamos perto do fim. / O que você vai fazer? / Tem um lugar pra ir! / Tente ouvir o som / Que está presente aqui / Do you forget my song / Pare a guerra / Comece a cantar / Ouvindo a música do ar / Chega de guerra / Comece a cantar / Ouvindo a Música do ar”
A letra desta canção da banda Mákina Du Tempo, “Música Du Ar” justifica a manchete que escolhi para apresentar este grupo de Brasília.
Em seu primeiro CD lançado pela “Baratos Afins”, Lya Lilith – vocais, Rodrigo Terra – guitarra, Bruno Lobão – contra-baixo e Anderson Nigro – bateria, o Mákina Du Tempo, proporcionam uma viagem psicodélica surpreendente. Ao ouvir o álbum somos envolvidos pela atmosfera “paz e amor”. No decorrer de mais uma guerra, estas lembranças, estas mensagens, o som anos 60, 70, o espírito Woodstock vêm a calhar.
O som nos remete à época que protestos contra a violência eram feitos à maneira Gandhi de ser. Hoje falam de paz descrevendo crimes. Será que funciona?
A influência de Mutantes é muito clara e escancaradamente assumida pela banda. Além da assessoria informal de Sergio Dias, o CD conta com a participação especial de outro mutante, Arnaldo Baptista. Outra fera que aderiu ao projeto e também participa do CD é o guitarrista Lanny Gordin.
Mutante, também, é um adjetivo apropriado para definir o Mákina. As onze faixas, mantém uma linha mestra, mas trafegam pelas mais variadas tendências pop n roll. Infelizmente, na fase Éguinha Pocotó em que se encontra o mercado, não podemos esperar ouvir este som-metamorfose em nossas rádios. Uma pena! Mas, por que não? Deveria! A moçada de hoje conheceria, assim, influências das bases do nosso rock Tupiniquim.
Destaque para a estratégica primeira faixa, “Magia do Dia a Dia” que contribui para que a idéia de viajar no tempo ao lado destes quatro músicos de Brasília se consolide.
Para conhecer mais sobre o Mákina Du Tempo ou adquirir o CD, visite www.mkdt.com.br .
Silvio Alvarez é assessor de imprensa da banda rock pop YSLAUSS, artista plástico de colagem e colunista.