Sana Inside » 'Kill all the hippies?'

Kill all the hippies?

Estava escutando o novo cd do Primal Scream e a letra da faixa “kill all the hippies” me chamou a atenção. A música parece ter sido composta especialmente para parte dos universitários brasileiros.

Não sei se isso é um problema, mas há três anos eu frequento as mesmas festas de república, com muita maconha, Raul Seixas, Mutantes, Legião Urbana, Caetano Veloso e por aí vai….Não vou porque gosto das festas, já estou enjoada, mas pelos amigos.

Considero estas festas paradas no tempo, principalmente quando os “bichos” chegam e, de repente, o campus é invadido por novas saias, calças e vestidos indianos recém comprados pelas novas rebeldes universitárias, que quando voltam para casa, não incluem os novos modelitos na mala. Se por um lado, ainda me sinto perdida nos anos sessenta ou sei lá em que época passada, por outro a modernidade está no ar.

Estava na república de uns amigos, lendo uma revista que dizia nos créditos “…estuda jornalismo na puc mas se recusa a fumar maconha e cantar Raul Seixas nas rodinhas do centro acadêmico.” quando uma amiga caiu na risada. É bem verdade, ela estava chapada, mas disse “quem esse indie modernoso de araque pensa que é?” e continuou “um colonizado, nem pode cantar em português. Sonha em morar na ilha e ser igual aos ingleses. Deve combinar blusa laranja e calça escura com tênis adidas vermelho, se parecer com todos os seus amigos, as mesmas roupas, o mesmo cabelo e a mesma pose de “estou em Londres”…” E outro amigo completou “são nerds que decidiram ser diferentes…” O que posso dizer? estou no meio do fogo cruzado. Diferenças a parte, indies e (late) hippies possuem um ponto em comum, não suportam pagode, axé, sertanejo…são universitários, não pertecem a massa, não são populares. Dão risada juntos dos cabelos descoloridos dos carinhas da “favela”, que usam óculos escuro como arquinho de cabelo e/ou das calças “santro-peito” um número menor do que o manequim adequado do Zezé Di Camargo.

Apesar dos pesares, tenho visto muitos se renderem aos ares ingleses, Samuel Brit Rosa e Marcelo Indie Bonfá (ele adora RIDE) podem falar mais sobre isso. Além de alguns conhecidos, é claro. Comecei a escrever e ainda não cheguei a conclusão alguma. Não tenho mensagem para passar, talvez um clichê do tipo “cada um, cada dois”

* Debora Dean, 20 e uns, adora Ride!

Sua opinião
<br />
<!–<br />
function opinar(link) {<br />
imgWin=window.open(link,S,toolbar=no,maximized=yes,location=no,directories=no,menubar=no,status=no,resizeable=yes,scrollbars=yes, width=510, height=350, top=0,left=0);<br />
}</p>
<p>// –><br />


Com a idéia de criar uma maior interatividade com você leitor e acabar com a mesmice dos sites de música estamos deixando ao fim de cada artigo um pergunta relacionada ao tema do mesmo, para que você possa opinar

- O que você acha destes “hippies somente de festas universitárias” ? Devemos, como diz a canção do Primal Scream, “acabar” com todos eles?

Veja quem já opinou:
“Devemos observar que a humanidade procurou a liberdade de expressão e nos dias de hoje, uma pessoa já pode sair nas ruas do jeito que achar melhor. Por outro lado, conheço muitas pessoas que querem parecer hippies mesmo indo à faculdade de carro e morando em uma mansão. Será que eles realmente sabem o que significou o movimento hippie?”
Julia Guntzel, 25 anos, Florianopólis-SC. Postada em 10/08/2000

“Gostaria de dizer que concordo plenamente com o texto. hoje em dia infelizmente temos algo que não havia com tanta força hà 30 ou 35 anos atrás: A porcaria da mídia. Não tem-se, na maioria das pessoas, a criatividade que existia antigamente. A “criatividade”, hoje em dia, já vem embalada e prontinha para os idiotas que assistem MTV. Não existe mais o estilo próprio de cada pessoa. pois tudo é ditado pela moda. Francamente, eu só tenho orgulho do Brasil quando penso nos recursos naturais que só ele tem. Disso sim eu tenho orgulho. mas desse povo e desses governantes eu tenho é vergonha.”
Juliano, 17 anos, Joinville-SC. Postada em 07/08/2000

“Na verdade eu não posso acabar com eles porque não sou “exterminador do futuro”, mas acho que estes universitários são um bando de patetas. ”
Emiliano, 23 anos, Ipatinga-MG. Postada em 07/08/2000

“Concordo com a musica do Primal Scream e a opinião da Debora. Eu tambem não estou entendendo essa nova onda hippie, será ´fruto da nova coleção hippie-chic que lançaram no Morumbi Fashion de verão, ou os jovens hoje não tem mais ideais ou perspectivas, ou mesmo não tem capacidade de inovar e copiam , clonam , a geração anos70. uma coisa é certa, é só visual,os ideais estão onde?”
Fabi, 19 anos, Porto Alegre-RS. Postada em 05/08/2000

© 2008 Powered by WordPress