Sana Inside » Post 'Windows 7 é mesmo melhor que Vista, XP e qualquer outro sistema operacional já feito pela Microsoft'

Windows 7 é mesmo melhor que Vista, XP e qualquer outro sistema operacional já feito pela Microsoft

Windows 7Na quinta-feira passada, dia 22, aconteceu o lançamento mundial do Windows 7, a nova versão do sistema operacional usado em 90% dos computadores do mundo. Aparentemente, o novo Windows já é um sucesso instantâneo: a Microsoft anunciou ter recebido alto número de encomendas nas pré-vendas (na Inglaterra alcançaram o feito de vender mais que os livros de Harry Porter na estréia!), e praticamente todos os veículos de imprensa estão elogiando o S.O. De uns 30 artigos que li a respeito, só me lembro de um, publicado num site especializado em Mac, criticando o Win7.

Motivado pelos elogios que já vinham acontecendo desde a disponibilização da versão beta pública, eu até cheguei a baixar esta, em janeiro, animado a testar o novo Windows. Eu estava usando o Vista (que veio no meu laptop Dell) desde março de 2007 e, apesar de nunca ter me incomodado com ele, estava mesmo precisando formatar meu sistema. Porém, a lei da inércia falou mais alto e só acabei começando a usar o Windows 7 há cerca 10 dias, quando obti uma cópia licenciada para estudantes da versão final do sistema operacional.

Instalando o Windows 7

Até o momento minha experiência com o Windows 7 tem sido bastante positiva, o que me leva a concordar que ele é de fato o melhor sistema operacional já lançado pela Microsoft. Mas antes de falar sobre o que eu mais gostei no novo Windows, vamos começar pelo começo: a instalação. Pra fazer um dual-boot dele com o novo ubuntu 9.04 precisei desviar um pouco da rota usual.

Normalmente instala-se o Windows primeiro (formatando a máquina pelo próprio Windows), e depois o Ubuntu. Conforme pesquisei antes, parece que dessa forma o Ubuntu ainda não reconhece a partição do Windows 7. Assim, a dica que encontrei e utilizei foi iniciar o sistema usando o Live CD do Ubuntu, formatar o sistema criando uma partição NTFS e deixando espaço livre pro Linux, e só então partir pro procedimento normal, instalando o Windows na partição criada com o Live CD e depois instalando o Ubuntu.

O processo de instalação do Windows 7 foi rápido e indolor. Poucas perguntas pra responder, e o processo todo levou cerca de 30 minutos (no mesmo laptop, o Ubuntu levou mais de uma hora). Terminada a instalação, a versão Professional ocupava 9GB do meu disco rígido. Eu acho bastante.

Interface melhorada

A primeira boa surpresa do Windows 7 é a interface. Foram modificações sutis, mas que pra mim deixaram-na muito melhor: na barra de tarefas, ao invés de abas aparecem os ícones dos programas, que tem tamanho suficientemente bom e ocupam menos espaço, diminuindo a bagunça no caso das pessoas (como eu) que sempre mantém vários programas abertos.  Outra mudança que ajuda a diminuir a bagunça é o agrupamento de janelas de um mesmo programa sob um único ícone do mesmo.

Além disso, a barra de inicialização rápida se juntou a barra de tarefas, e quando você abre um dos programas fixos, o ícone dele não ocupa nenhum espaço novo, e uma representação visual é adicionada pra indicar que aquele programa está aberto. Já a “bandeja” (a barra do relógio) agora conta com menos ícones fixos, e coloca todos os ícones de programas adicionais em execução acessíveis num menuzinho representado por uma setinha que aponta para cima. Por fim, uma outra mudança que achei muito útil foi a retirada da opção “Arquivos Recentes” do menu iniciar, substituída por um menu especial anexado a cada ícone de programas no menu Iniciar que dá acesso aos últimos arquivos abertos com aquele programa.

Configuração facilitada e melhores programas

Em termos de “amigabilidade” na configuração, notei duas novidades que me agradaram:  toda a parte de conexão e configuração de redes agora funciona de forma ainda mais automágica. Exemplo: Uso o wi-fi do laptop pra me conectar à internet pelo roteador que fica na sala, e compartilho essa conexão com o desktop no quarto usando um cabo de rede. No Windows Vista, a criação da rede entre o laptop e o desktop precisou ser feita de forma manual, com configuração de IPs e tudo. No Windows 7, não precisei de fazer nada disso. Funcionou magicamente. Também gostei da aplicação que gerenciar a conexão do computador a um projetor ou monitor externo: ficou mais simples e direto escolher se você quer fazer espelhamento das telas, qual delas deve ser desligada ou não, etc. Como já passei vergonha conectando o Vista a projetores, o novo configurador é bem vindo.

Também estão melhores os softwares que vem “embutidos” no Windows 7. O Paint (Photoshop é pra designer, programador usa paint mesmo) por exemplo foi completamente reformulado e ficou mais poderoso, o mesmo acontecendo com o Wordpad. E o antivírus da Microsoft (“Security Essentials”), embora não venha instalado e nem seja especificamente somente para o Windows 7, casa muito bem com o sistema e é surpreendemente eficiente e amigável.

O fim das incompatibilidades e tela azul da morte?

Por fim, dois problemas críticos do Vista não parecem mais existir no 7. Softwares antigos  (como os jogos GP4 e Wolf:ET) que eu penei pra conseguir rodar no sistema anterior, funcionaram muito bem graças ao modo de compatibilidade com o Windows XP. E todo o meu hardware foi reconhecido sem problemas, com os drivers devidamente detectados já na instalação (a única exceção foi o driver de vídeo da nvidia, que foi instalado posteriormente pelo Windows Update). Ah sim, e não poderia deixar de mencionar que, até agora, o novo Windows 7 ainda não travou nenhuma vez.

Pra muita gente (incluindo eu), elogiar a Microsoft pode gerar uma certa sensação de desconforto. Mas tenho que admitir que o Windows 7 é a cereja do bolo para a empresa neste ano de 2009, que vem marcando um certo renascimento da MS: se aproximou do open source (incluindo o php no Visual Studio), pela primeira vez fez um bom e inovador sistema de busca (o Bing), anunciou o Office Live (pra barrar o avanço das Google Apps) e agora se redime do fracasso com o Windows Vista. Enquanto todo mundo olha para o Google (que aos poucos começa a ser considerado “A” corporação evil) e sua jornada de dominação mundial, a Microsoft vai dando sinais de que ainda não está tão fora do jogo assim.

Screenshots

Escrevi sobre as mudanças na interface trazidas pelo Windows 7, e pra um melhor entendimento do que mencionei, estou incluindo alguns screenshots. Clique nas imagens pra ampliar :)

A nova barra de tarefas e barra de status

A nova barra de tarefas e barra de status

O novo menu Iniciar com e o menu de arquivos recentes

O novo menu Iniciar com e o menu de arquivos recentes

Agrupamento de janelas do Windows Explorer sob o ícone do mesmo

Agrupamento de janelas do Windows Explorer sob o ícone do mesmo

Reblog this post [with Zemanta]
Tags: , , , ,
  • Pingback: Tweets that mention Windows 7 é mesmo melhor que Vista, XP e qualquer outro sistema operacional já feito pela Microsoft | Sana inside -- Topsy.com

  • nelson77

    Diego, esse comentário não tem nada a ver com o assunto do post mas estou desesperadamente atrás de uma musica que homenageie e fale das coisas belas do estado federativo do Espirito Santo, que não seja o hino do estado, você pode me ajudar?

  • http://www.hdfilmes.tv www.hdfilmes.tv

    sem duvida e o melhor que existe

  • Paulo Alexandre Lobato

    Diego,
    Quanto tempo… ainda lembra de Guaçuí? Tia Odete? Paulo Alexandre? rs
    Gostei do post mas acho que o maior sucesso do Windows 7 se deve a tantos problemas com o Vista, principalmente performance.
    Para quem usa o KDE percebe-se claramente a influência no Win7. Realmente ficou bom, mas continuo pensando que o sucesso é porque o povo não aguentava mais o Vista.
    Abração!

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    Oi Paulo, me lembro sim :)

    De fato a decepção com o Vista baixou tanto as expectativas que qualquer coisa que fizessem depois seriam bem recebida. E usando o Win 7 agora já há uns dois meses, continuo satisfeito.

  • Ulysses

    É tão bom esse sistema, só não sei se você ainda tem bateria em seu laptop.
    http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI424…

  • http://www.laennio.net LCFA

    Muito bom mesmo!

  • Vitorionunes2011

    meu pc   tem   2gb    de memoria e 500  de  ram   posso botar o  windows 7

© 2008 Powered by WordPress