Sana Inside » Post 'Quem anda blogando a respeito de empreendedorismo, venture capital e startups no Brasil'

Quem anda blogando a respeito de empreendedorismo, venture capital e startups no Brasil

blogging Nesta semana o Simon Olson, da Fir-Capital, fez um post a respeito da importância da imprensa na construção de um ecossistema de venture capital próspero. E por imprensa, atualmente, podemos entender “blogs”. O texto do Simon menciona principalmente os editados em grupo que cobrem startups e que por isso mesmo são de grande valia para ajudar VCs a descobrir novas empresas e avaliar a resposta do público a elas.

Eu argumento porém, que além destes, são importantes também os blogs de VCs e empreendedores que estão a frente de startups. E as maiores beneficiadas pelas informações que fluem através desses canais são justamente as startups, que conseguem obter divulgação de seu negócio e tem acesso a informações / troca de experiências relatadas tanto por quem também está vivendo ou já vivenciou situações parecidas, quanto por quem detém o capital e pode vir a investir no negócio.

Nos EUA, onde esse ecossistema já está estabelecido há décadas, é enorme o número de blogs cobrindo startups, blogs de fundadores, e blogs de VCs. Tenho o hábito de ler vários deles e todo dia descubro ou aprendo alguma coisa interessante. Por aqui, temos poucos, porém em número crescente e cada vez mais interessantes blogs como esses. Assim, inspirado pelas sugestões que foram sendo deixadas nos comentários no blog do Simon, neste post eu gostaria de recomendar os blogs que conheço e que acredito serem leitura importante para quem se interessa por empreendedorismo, venture capital e startups no Brasil.

Blogs em grupo/individuais cobrindo startups e divulgando idéias sobre a web

Startupi / @startupi – blog coletivo, editado pelo Diego Resmus e fundado pela SocialSmart de Michael Nicklas, que no ano passado, ao procurar e não encontrar nenhum blog cobrindo a cena de startups brasileiras, fez o que todo empreendedor verdadeiro faria: criou um.

ReadWriteWeb Brasil / @rwwbr – outro blog coletivo, editado pelo Diego Gomes, é a versão brasileira de um dos mais importantes blogs americanos. Publica traduções de posts sobre tendências da web escritos inicialmente para a “matriz”, mas também produz conteúdo original sobre o mercado e as startups nacionais.

TechBits / @techbits – Blog do Fugita, que editava o Startupi e voltou a blogar individualmente. Na verdade os posts dele vão mais na linha de pensar e discutir a web e o mercado nacional, mas ele prometeu recentemente que ia cobrir startups também. De um jeito ou de outro, uma boa leitura.

Saia Do Lugar / @empreendemia– Este eu conheci por meio dos comentários no post do Simon. É um blog com “dicas para o empreendedor”, aparentemente o que eles fazem é publicar traduções e apresentações de algumas das melhores dicas de blogs em inglês, como o do VC Guy Kawasaki.

ResultsOn / @resultson – Outro blog coletivo, comandado pelo conhecido Bob Wollheim. O foco é o mundo dos negócios e empreendedorismo.

Tiago Dória / @tdoria – O blog do Tiago também vai mais na linha de divulgação de idéias e discussões sobre cultura web, tecnologia e mídia, mas sempre que tem alguma novidade de startups nacionais ele escreve algo a respeito, já tendo também entrevistado alguns fundadores dessas empresas.

Gattune / @calebeaires- Blog do Calebe Aires que tem como principal diferencial os reviews de aplicações web, sejam elas brasileiras ou não.

WWWhat’s new Brasil / @pooldigital – Blog coletivo, surgiu na Espanha e ganhou versão brasileira. Vai na mesma linha do Gattune.

Open Innovatio / @innovatio – Blog do professor Edson Menezes, de Sergipe. Contém artigos sobre inovação, tecnologia e mercado (sugestão do Michael Nicklas)

Habilidade 20% / @habilidade20 – Blog do Deivide Oliveira, cobre startups e empreendedorismo.

Teiar / @teiar – Iniciativa do governo de MG, tem como mote “Aprender Fazendo” e contém posts sobre aplicações web e empreendedorismo.

Encontros na Teia – Idem ao blog anterior, publica em vídeos debates sobre tendências da web.

Blogs de empreendedores/fundadores de startups nacionais

Fabio Seixas / @fseixas – Fundador do Camiseteria.com, escreve principalmente sobre empreendedorismo.

Marco Gomes / @marcogomes – Fundador do BooBox.com, escreve sobre a startup dele e outras aplicações que desenvolve nas horas vagas e compartilha experiências sobre empreendedorismo.

Gil Giardelli / @gilgiardelli – Co-fundador da Permission, escreve sobre empreendedorismo, idéias e análises sobre mercado web.

Aprendendo Empreendendo / @dsheise – Blog do Daniel Heise, empreendedor serial. Como não poderia deixar de ser, escreve sobre empreendedorismo.

Manoel Lemos / @mlemos – CEO da Abril Digital e fundador do Blogblogs, escreve sobre os projetos dele, desenvolvimento web e tendências para o mercado.

Plano A / @gcmartinelli – Blog do Gian Carlo Martinelli, sócio de duas startups e coordenador do interessante Desafio GV. Escreve principalmente sobre empreendedorismo.

eCommerce Log – Blog do Steleo Tolda, presidente do MercadoLivre. Escreve sobre e-commerce, tendências e lançamentos no mercado digital.

Shirakashi / @renato_shira – Blog do empreendedor Renato Shirakashi, fundador da Via6 e atualmente parte da DirectLabs e responsável pelo Scup. Escreve sobre web 2.0 e empreendedorismo (sugestão do Élcio).

Bernardo Porto / @bernardoporto – Blog recente, sobre empreendedorismo, de um dos fundadores da empresa mineira Quicksys, que vende softwares para Windows.

Manual da Startup / @ericnsantos – Co-fundador da Praesto, o Eric Santos vem fazendo um trabalho muito legal de “evangelização”  sobre conceitos e práticas de Lean Startups, e escreve sobre isto no neste blog.

Blogs de VCs que atuam no mercado brasileiro

Venture Capital Thoughs and Reflections / @simonolson – o blog do Simon Olson, VC da Fir-Capital, que é a associada brasileira do DFJ, um dos maiores grupos de Venture Capital do mundo. É em inglês, mas escreve sobre venture capital no Brasil.

VC-Brazil / @vcbrazil – Outro blog em inglês, do também americano Ted Rogers, e que escreve sobre oportunidades de investimento no Brasil.

Aceleradora / @aceleradora– O blog é recente e poucas informações estão disponíveis, mas aparentemente a Aceleradora é uma incubadora de startups de tecnologia atuando na fase de semente. O blog tem posts sobre empreendedorismo no mercado nacional.

Blogs que poderiam falar mais sobre empreendedorismo e startups…

MeioBit / @meiobit – É o maior blog coletivo sobre tecnologia criado no Brasil. Podia ter uma seção para escrever sobre startups e aplicações web, o que fazem somente eventualmente.

Imasters / @imasters – Não é um blog (apesar de hospedar um), estando mais pra portal. Tem muito conteúdo em notícias e artigos, sobre quase tudo relacionado a internet. Só falta uma seção sobre empreendedorismo e startups :)

Ficou alguém de fora?

Conforme dito no início do post, esta lista contém blogs brasileiros que se encaixam na descrição do título e que eu leio. Certamente existem outros que não conheço. Se você souber de algum bom blog que também merece fazer parte desta lista, deixe o endereço nos comentários.

Reblog this post [with Zemanta]
Tags: , , , , , ,
  • elciok

    Tem o blog do Renato Shirakashi que voltou a escrever: http://shirakashi.com.br/

  • Pingback: Tweets that mention Quem anda blogando a respeito de empreendorismo, venture capital e startups no Brasil | Sana inside -- Topsy.com

  • rwwbr

    Cara, ótimo post! Vou confessar que estava com um draft com exatamente o mesmo tema no wordpress. Valeu pela menção e parabéns pela lista.

  • http://twitter.com/mnicklas Michael Nicklas

    Diego, muito legal o post. Adoro ver voçe e o Simon levando essa conversa para frente!

    É muito legal ver tantos recursos emergindo. Vou addicionar uma que descubri recentemente: http://openinnovatio.org/ editado pelo Edson Menezes, professor do Instituto Federal de Sergipe.

    abs, Michael

  • http://www.google.com/profiles/gcmartinelli GCM

    Opa! Valeu pela citação! Uma pena que o Plano A anda meio abandonado, mas de tempos em tempos eu dou um tratamento de choque para acordá-lo… :)
    Abraços!

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    Michael e Élcio: obrigado pelas sugestões, acabei de incluí-las :)

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    Opa, foi mal a furada de olho então Diego :) Vou pagar com aquele guest post que você sugeriu, já está no pipeline aqui hehe.

  • rwwbr

    Valeu! tava preparando um Top 10, vc fez uma lista completa!

  • EdsonMenezes

    Grato a você e ao Michael Nicklas pela indicação.

    Gostaria de sua permissão para publicar esta matéria no Open Innovatio, para a indicação das fontes que você selecionou e que considero que devem ser divulgadas

    Já fiz um RT da mesma no twitter

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    Oi Edson. Pode republicar sim. Quanto mais difundidas essas fontes, melhor para todos nós :)

  • http://www.openinnovatio.org/ Edson Menezes

    Grato Diego, também concordo “Quanto mais difundidas essas fontes, melhor para todos nós”.

    Sim ! Parabéns pelo site……

  • SimonOlson

    Oi gente!

    Oba!

    Que legal!!!!!

    Vamos continuar trabalhando junto e trocando informacao.

    Meu sentimento e que A epoca de empresas startup Brasileiro vai comecar agora!

    Um abraco,

    Simon :) Obs. Agora voces entendem porque eu normalmente escreve em Ingles! ;)

  • bernardoporto

    Olá!

    Achei o post muito bom. Parabéns. Eu sou um dos sócios-fundadores de uma startup chamada Quicksys. Escrevo sobre empreendedorismo no blog: http://www.bernardoporto.com
    Fique à vontade para conhecer!

    Um abraço.

  • Elton

    Tem este também: http://jovemceo.tumblr.com

  • Alice Sosnowski

    Oi Diego,
    Muito bom seu post!
    Fiz uma reportagem sobre startups brasileiras para o Diário do Comércio e pesquisei muitas fontes sobre o assunto, algumas das quais vc cita acima. Se interessar a leitura: http://www.dcomercio.com.br/Materia.aspx?id=236

  • http://www.saiadolugar.com.br/ Millor Machado

    Oi Diego,
    Na verade o Saia do Lugar tem conteúdo próprio. Nessa semana especificamente, estamos fazendo a “Semana Guy Kawasaki”. Aí por isso só estamos com artigos dele.

    Inclusive, amanhã vamos publicar uma entrevista que fizemos com ele.

    Te convido também a dar uma conferida na nossa história em quadrinhos de o Cara, um jovem que está sofrendo no mercado corporativo mas em breve começará sua startup.

    Grande abraço e muito obrigado por nos ter incluído na sua lista.
    Millor

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    Oi Bernardo, inclui o seu blog também. Continue o bom trabalho :)

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    Bacana Millor. Como disse, conheci o blog nesta semana, a partir de agora vou acompanhá-lo sim!

  • Pingback: Quem anda blogando a respeito de empreendorismo, venture capital e startups no Brasil | Open Innovatio

  • http://www.openinnovatio.org/ Edson Menezes

    Oi Diego,

    Com sua autorização publiquei sua brilhante matéria no Open Innovatio. Em tempo, tomei a liberdade de inserir dos canais que considero interessantes :

    Gestão e Inovação – Um blog do Prof. Irani Cavagnoli dedicado a ideias, diálogo e abordagens de temas relacionados a gestão e inovação, com diferencial de abordar o coaching executivo como variável de relação: http://www.cavagnoli.com/irani/

    Jornal Tecnologia – fundado por Guilherme Cherman como um portal de notícias sobre tecnologia, adentrando nos últimos meses em questões de mercado .

    Encerrando, acho que sua matéria poderia dar origem a um projeto mais amplo no País.
    A criação de um agregador de notícias ou vortal dedicado ao assunto, criando, como você mesmo cita, este ecossistema ainda precário no Brasil. Que acha ?

  • adrianasom

    Oi Diego, parabéns pelo post.
    Quero sugerir o Blog da Somma ou Somma blog, onde escrevemos sobre empreendedorismo, inovação, dicas e criatividade. Postamos textos, ppts e vídeos. Convido-o a conhecê-lo e dar a sua opinião: http://www.sommaonline.com.br/blog
    Um grande abraço,
    Adriana

  • http://www.ptodecontato.com.br/ Fernanda

    Excelente post!
    O blog do Pto de Contato está se empenhando cada vez mais para agregar conteúdo nestes temas.
    Esperamos aparecer na próxima lista ;)

    http://ptodecontato.wordpress.com/

    abs
    Fernanda

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    Oi Edson,

    Acho que um “portal” iria essencialmente se sobrepôr ao conteúdo de todos esses blogs citados, de modo que o melhor seria fazer uma agregação do conteúdo que já existe. E já existem ferramentas (leitores de rss/twitter) pra que cada um possa fazer essa agregaçao da maneira que preferir pra uso pessoal, então particularmente eu prefiro esse caminho. Mas se alguém quiser criar um agregador nos moldes que vc propôs, certamente também seria interessante.

  • leoreinaux
  • leandrocianconi

    Como ter que ter um chato, serei eu.
    Empreenderismo, empreendorismo e, finalmente, empreendedorismo no mesmo texto.

    E valeu, excelente o mapeamento que você fez!

    ;-)

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    Valeu Leandro, corrigido. Já tinha lido esse texto umas cinco vezes e não percebi, a palavra se repete tanto que acho que depois da segunda sílaba o cérebro já pula pra próxima palavra hehe :)

  • fugita

    Diego,

    Bom, prometi e realmente pretendo escrever mais sobre startups. Em breve! :-)

    Abraços!

  • http://eu.marcogomes.com/ marcogomes

    Obrigado pela citação, ótimo apanhado dos envolvidos com VC no Brasil :)

  • denisevilardo

    Olá, Diego

    Convido a todos a fazerem um passeio comigo…

    1ª parada: Não dá pra falar em empreendorismo e inovação, sem citar o TEIA MG – http://www.teia.mg.gov.br/ – uma iniciativa do Governo de Minas, que está revolucionando a rede brasileira, construindo um grande e inovador processo de construção, distribuição de conhecimento, e formação de lideranças capacitadas, através dos Agentes que vem formando, diretamente na web. É o “aprender fazendo” levado a sério, de maneira criativa, competente e atual.

    2ª e 3 ª paradas: Está sendo uma experiência extremamente produtiva, contando, já com inúmeros casos de sucesso. O trabalho compreende o Blog Teiar – http://teiar.wordpress.com/ – e os já famosos Encontros na Teia – http://encontrosnateia.wordpress.com/ .

    4ª parada: E por falar em rede brasileira, também não dá mais pra ignorar a Rede Peabirus – http://www.peabirus.com.br – que está presente desde 2005, reunindo pessoas, empresas e instituições de todo o país, construindo parcerias e inovações.

    Parada final: E, pra terminar, também não dá pra desconhecer outro grande trançado dessa rede, que está chegando, recém nascido, que é a Rede CIM – http://redecim.ning.com/group/crowdsourcing – que propõe uma comunicação viva e que se tornará, brevemente, imprenscidível para os gestores em todos os âmbitos.

    Um grande abraço e obrigada pela companhia.

    Denise Vilardo

  • Bruno Grossi

    Acho que você deveria colocar o blog do Bernardo Porto, de BH: http://www.bernardoporto.com/.
    Ele é um empreendedor jovem, e tem escrito muito para os jovens empreendedores. Muito bom.

  • deivide_oliveira

    Olá Diego,

    Sou editor do blog Habilidade 20% (http://www.habilidade20.com.br) cujo foco é exatamente este: promover as startups brasileiras de internet e o mercado de seed e venture capital.

    Quando puder, dê uma olhada.

    Abraço.

  • denisevilardo

    Desculpem, é imprescindível!

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    Oi Denise, obrigado pela contribuição. Adicionei os dois blogs (Teiar e Encontros na Teia) à lista.

  • aribenboim

    Opa Diego,
    segue mais um:

    Alexandre Ribenboim / @ribenboim – http://oglobo.globo.com/blogs/gestaosingular/

    Abraço,
    Alexandre.

  • http://tr.im/ppcc @leobraganca

    Sensacional post. Completíssimo. Parabéns

  • http://www.hdfilmes.tv www.hdfilmes.tv

    Que legal!!!!!

    Vamos continuar trabalhando junto e trocando informacao.

    Meu sentimento e que A epoca de empresas startup Brasileiro vai comecar agora!

  • http://twitter.com/ericnsantos Eric Santos

    Oi Diego,
    Só agora vi esse seu post. Ótima compilação!
    Na época da publicação, eu ainda não escrevia o Manual da Startup (http://www.manualdastartup.com.br/), mas se achar que vale a pena, fica a indicação. ;)
    Abs!

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    Oi Eric,

    Definitivamente vale uma citação sim, venho acompanhando seu blog :)

    Abs

    2010/2/25 Disqus <>

  • Pingback: Top startup blogs in Brazil « Brazil Hacks

© 2008 Powered by WordPress