Sana Inside » Post 'Primeiro PHP Day Espirito Santo – Workshop MongoDB'

Primeiro PHP Day Espirito Santo – Workshop MongoDB

Hoje de manhã aconteceu na UVV, em Vila Velha, o primeiro PHP Day promovido pelo grupo de usuários php do Espírito Santo. Apesar de curto, o evento teve um bom número de participantes e temas interessantes, com mini-palestras destinadas a públicos com diferentes níveis de conhecimento (iniciantes ou intermediário-avançado) acontencendo em paralelo. Além disso, rolou wifi nas duas salas e as pessoas foram convidadas a levarem seus notebooks pra poder brincar in-loco com os exemplos nos workshops.

Eu pude contribuir ministrando um Workshop sobre MongoDB, um novo banco de dados não relacional (orientado a documentos) que venho utilizando para implementar uma nova aplicação que estou desenvolvendo. Na verdade, acabou não sendo um workshop verdadeiro, por uma série de probleminhas inesperados (hello Murphy!).

Primeiro não conseguimos fazer o Ubuntu, no qual estava com todo o ambiente de desenvolvimento preparado, combinar com o datashow. Resolvi apresentar no Windows (no qual não tenho ambiente LAMP/mongodb instalado) usando um VPS pra rodar a aplicação exemplo que preparei, mas acabou não sendo possível por causa do proxy da conexão da UVV, que não me deixou conectar via SSH. Acabei então mostrando somente a apresentação (o tempo já estava indo pro saco também), que felizmente eu preparei com a maioria dos exemplos de código que iria mostrar “ao vivo”.

No final das contas, apesar dos problemas, achei a experiência positiva e as poucas pessoas presentes parecem ter se interessado pelo tema e gostado do conteúdo da palestra e da proposta do MongoDB. Mas chega de papo: conforme prometido, estou disponibilizando a seguir os slides do workshop (via SlideShare), bem como o fonte dos exemplos que havia preparado. E aproveito pra incluir também as instruções pra instalação do MongoDB no linux + extensão pra PHP, assim o post fica completo e útil também pra quem não participou do evento. Vamos lá:

Obs: Nos próximos dias pretendo fazer um novo post sobre MongoDB, com conteúdo um pouco mais “avançado”, relatando minha experiência com esse SGDB até o momento

Reblog this post [with Zemanta]
mongolog-workshop
Title : mongolog-workshop
Caption :
File name : mongolog-workshop.zip
Size : 4 kB
Contém init-scripts pra Ubuntu e Centos
Title : workshop
Caption : Instalação MongoDB
File name : workshop.txt
Size : 3 kB
Tags: , , , , ,
© 2008 Powered by WordPress