Sana Inside » Post 'Twitter e Facebook fora do ar: o dia em que a internet parou'

Twitter e Facebook fora do ar: o dia em que a internet parou

No momento em que escrevo este post (meio-dia de quinta-feira), três gigantes da internet, Facebook, Twitter e LiveJournal, ou estão fora do ar ou estão enfrentando lentidão e erros constantes desde as 10 da manhã. A causa dos problemas é um ataque de negação de serviço (DDoS), pelo menos de acordo com o Status Blog do Twitter.

Ok, talvez o título deste post seja um tanto exagerado. Mas o fato é que, quanto saem do ar no mesmo momento a maior rede social do planeta, com mais de 250 milhões de usuários, e o maior – e único relevante – serviço de broadcast assíncrono de mensagens, com mais de 45 milhões, muita gente vai perceber instantaneamente e sentir algo semelhante ao que acontece quando falta água, energia ou até mesmo quando fica sem conexão com a internet.

Episódios como esse são importantes para abrir os olhos para algo que está acontecendo na web e nos lembrar de que isso pode não ser bom: a concentração de serviços cada vez mais essenciais nas mãos de poucas empresas.

Embora agora com a fusão Microsoft-Yahoo em torno do bing.com surja um concorrente fortíssimo para o Google, eu nunca gostei do fato de a empresa de Mountain View dominar cada vez mais as buscas na internet.

Embora existam dezenas de grandes redes sociais eu vejo com grande preocupação o crescimento acelerado do Facebook, que caminha pra se tornar a rede social dominante. Até acho atrativa a idéia de todos os seus amigos usarem uma única rede e concordo que isso possibilitaria muitas inovações, mas o fato de o Facebook não estar comprometido com a portabilidade de dados e de vir a se tornar um único ponto de falha ofusca esse benefício.

E embora o Twitter ainda tenha um longo caminho a percorrer antes de se tornar onipresente, as constantes quedas e uma possível mudança de postura em relação às APIs abertas do serviço que pretende se tornar o “pulso” do planeta pode causar muito prejuízo caso ele chegue lá e continue dominante.

Buscas, redes sociais e ferramentas de comunicação como o Twitter e os IM são os principais serviços usados na web. Muita gente literalmente depende deles pra muita coisa. Se todo mundo já está cansando de saber que no capitalismo do mundo real monopólios nunca são boa coisa, na internet eles podem ser piores ainda.

Vale lembrar que a beleza da internet é justamente o fato de ser uma rede totalmente descentralizada, sem controles e sem monopólios. Ela foi concebida para isso pois inicialmente, quando se chamava arpanet, seria uma rede militar. Essa “coincidência” da história contribuiu decisivamente para torná-la tão importante, livre e eficiente como é hoje. Assim, embora a web faça parte da internet e em tese todos são livres pra usar e construírem o que quiserem, o efeito-rede e a melhor qualidade de Google, o Facebook e o Twitter acabam induzindo todos a se afunilarem num único serviço.

Não sei o que pode ser feito e, adivinha, não vou deixar de usar esses serviços. Mas acho que as pessoas deviam começar a sentir essas pulgas coçando atrás de suas orelhas em relação aos monopólios não-forçados (e que por isso mesmo não despertam antipatia) que estão se formando na web. Isso não é bom.

Reblog this post [with Zemanta]
Tags: , , , ,
  • leticiarcouto

    Oi Diego não sei se tem muito a ver te perguntar isso mas faz dois diz entrei como usuaria do twitter e desde entao… nao consigo mais usar meu facebook, não sei se é uma coincidencia ou nao mas de qualquer forma é angustiante… voce tem alguma idéia do que posso fazer? obrigada Leticia

© 2008 Powered by WordPress