Sana Inside » Post 'TorrentFlux: um cliente web para BitTorrent'

TorrentFlux: um cliente web para BitTorrent

tf_logoPoucos provedores de internet admitem oficialmente, mas na prática todos sabem que as operadoras de mundo todo vem há alguns anos fazendo o chamado “traffic-shapping” pra restringir o uso de redes p2p por parte de seus clientes. Aqui em Vitória, o meu provedor NetJá, aparentemente é um dos que recorrem a essa prática, uma vez que eu raramente consigo mais que ridículos 15 kb/s de taxa de download no bit torrent.

O resultado prático disso é que já há alguns anos eu não uso redes p2p como a do Emule, e raramento tenho paciência de deixar algo baixando via torrents. No ano passado, cheguei até a fazer uma assinatura do rapidshare para conseguir baixar mais rapidamente os seriados que gosto de assistir (e a propósito, eu só comecei a fazer isso depois que a Fox, em 2007, tomou a decisão estúpida de só exibir os seriados dublados. Eu nem ligava de assistir tudo um ano depois dos americanos, mas aceitar dublagens toscas já é demais). Só que em fevereiro minha assinatura do Rapidshare terminou, eu não qui$ renovar, e voltei a ter que ficar esperando muitas horas pra conseguir fazer esses downloads. Neste final de semana, porém, enxerguei a luz: o TorrentFlux.

Como o pequeno servidor que alugo no SliceHost pra hospedar esse blog fica quase o tempo todo ocioso, me ocorreu que eu poderia instalar nele um cliente bit torrent pra baixar os arquivos que eu quizesse, e posteriormente baixar esses arquivos do meu servidor para meu computador pessoal. Como esse servidor tem um link de 10Mbps, e obviamente não sofre traffic-shapping, a idéia é que baixar os torrents pra ele será bem rápido, e posteriormente o download para minha máquina também viria à taxa máxima da minha conexão. Magavilha né!?

A minha primeira idéia pra botar isso em prática foi encontrar um cliente bit torrent que pudesse ser rodado por linha de comando. Isso foi simples: a maioria das distros contam com um pacote “bittorrent” nos seus gerenciadores de pacotes, possibilitando a instalação rápida e sem complicações. Uma vez instalado esse pacote, os download podem ser feitos com o programa “bittorrent-console” (que fica exibindo o progresso do download através de intermináveis mensagens – o melhor é redirecionar a saída dele pra um arquivo de log) ou com “bittorrent-curses”, que usa a biblioteca ncurses pra exibir uma interface gráfica em modo texto. Este post dá o caminho das índias pra usar o bittorrent-curses.

Usei o bittorrent-console pra fazer um download, mas não fiquei plenamente satisfeito com a solução. Não sou grande fã de ficar digitando comandos no console, e se quisesse acompanhar o progresso do download eu teria que ficar conectado via ssh o tempo todo, usar uma solução como o screen para contornar esse problema, ou acompanhar pelo arquivo de log. Pensei então em procurar uma classe em php que fizesse o parsing desse log, e aí eu faria uma interface web simples pra exibir o status dos downloads. Foi aí que me deparei, googlando por “torrent php”, com o TorrentFlux.com.

O TorrentFlux é um cliente bit torrent totalmente baseado na web, e que demanda apenas um servidor com os softwares da plataforma LAMP + Python instalados pra fazer sua mágica. Baixei o software, instalei em questão de 5 minutos e fui testá-lo. Resultado: eu não poderia estar mais feliz :) Apesar da interface não ser lá um primor de beleza, a aplicação é muito completa: é possível, por exemplo, criar contas de usuários e restringir quotas de download.

Baixar e monitorar um torrent pelo TorrentFlux é tão fácil quanto em qualquer cliente desktop: na página inicial da app, existe a opção de fazer upload de um .torrent, apontar uma url ou fazer uma busca no google, piratebay, mininova e outros. A tela exibe o status completo dos downloads, quanto espaço em disco você ainda tem disponível e, permite limitar a banda de download/upload, escolher se você quer fazer seeding ou não, dentre outras vastas opções. E quando um download torrent se completa, um link fica a disposição pra você já baixar o arquivo do servidor.

Uma das coisas que mais me impressionou no TorrentFlux foi o fato de que cada processo dele consume menos da metade da memória e cpu que um processo do torrent-console. Para uma aplicação rodando na web, isso é sensacional.  São softwares como esse que reforçam a convicção de que de fato no futuro um browser será tudo que um computador necessitará. Nem todo mundo tem um servidor na web com acesso root via ssh por isso o TorrentFlux é pra pouca gente. Pra essas poucas pessoas, porém, eu recomendo e muito. É só tomar cuidado pra não estourar a banda contratada :)

Tags: , , , ,
  • Sam Vignoli

    SliceHost vai te chutar, amigo. Fikdik =)

  • Adriano Claret

    Diego, velho amigo!!! Quanto tempo! Estava me procurando no google e encontrei seu site. Bacana, visitarei com frequência!
    Quando estiver por esses lados de Sampaulo, me avise para tomarmos um pingado no bar da esquina!
    grande abraço

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    Grande DJ “chicletinho verde” :) Pelo jeito muita gente se procura no google hehe, você nao foi o primeiro a encontrar o blog assim :D Talvez eu vá em SP em novembro. Abração!

  • Cart

    comecei nao tem cedilha jack.
    bjomeliga
    Cart

  • http://artbrasukas.org grpbrazil

    uso o torrent flux a algum tempo e recomendo excelente pena que as empresas de hospedagem nao aceitam kkkk
    abços

© 2008 Powered by WordPress