Sana Inside » Post 'Prezi: o PowerPoint online que deu certo'

Prezi: o PowerPoint online que deu certo

preziQuase todo mundo em algum momento de sua vida já precisou fazer uma apresentação. E desde que o Windows começou a dominar o mercado de PCs, a ferramenta que as pessoas usam pra fazer isso é o PowerPoint, software com marca tão forte que está hoje para as apresentações assim como a Gillette está para lâminas de barbear e o Bombril para esponjas de aço. O problema é que pra maioria das pessoas o PowerPoint não é um software de uso trivial, e a cada versão adiciona mais e mais funcionalidades. Fazer uma apresentação em tese é algo simples e que demanda poucos recursos, e com isso o PP, pra mim, acabou se tornando um “canhão pra matar formiga”.

Depois de anos lidando e me frustrando com o software da Microsoft, no mês passado eu enxerguei a luz. O Techcrunch publicou um review de uma web app chamada Prezi.com. O título já dizia tudo (e com justiça): “Prezi é a ferramenta de apresentações online mais legal que eu já vi”. O editor do prezi é todo feito em flash, tem apenas os recursos realmente necessários e é mais legal que o PowerPoint porque acaba com o conceito de slides lado-a-lado: cada apresentação é um espaço em branco de tamanho infinito, e você pode ir adicionando seus “quadros” livremente nesse espaço, numa abordagem parecida com a dos mind-maps.

No dia em que li a notícia sobre o Prezi.com entrei no site, me cadastrei e fiquei brincando um pouco com seus controles pra entender o funcionamento. Gostei bastante, e decidi que na próxima apresentação que eu fosse fazer, iria usá-lo. A desculpa pra fazer esse test-drive mais a fundo da web app veio na semana passada, quando tive que apresentar um pequeno trabalho pra disciplina “Interface com o usuário”, lá na UFES. O objetivo era escolher duas aplicações, um com boa interface e outro com interface ruim, e analisar quais dos “30 principios para design de interfaces amigáveis” essas apps contemplavam ou violavam.

Acho que a apresentação que fiz com o Prezi fala por si só. Eu que nunca consegui fazer nada visualmente agradável com o PowerPoint pela primeira vez me senti satisfeito com uma apresentação, graças à simplicidade e aos temas prontos disponíveis. Ou seja, usado, aprovado e escolhido desde já como a minha ferramenta preferencial para apresentações. Estou “embedando” abaixo o meu trabalho com o Prezi. Afinal aqui eu mato a cobra e mostro o pau :p

Ps.: Não leve muito a sério o que está escrito na apresentação. A tal “análise” das interfaces foi feita bem nas coxas (eu fiz a do Prezi, meu parceiro a do Craiglist) só pra cumprir um requisito da matéria e provavelmente tem coisas aí que não fazem muito sentido, até porque eu particularmente estou bem longe de ser um bom entendedor de interfaces.

Tags: , ,
  • Pingback: Daily News About Web : A few links about Web - Monday, 18 May 2009 03:32

  • Mauro Fernnado

    Estou editando ha mais de um ano o Prezi e desde que descobri esta ferramenta não deixei mais de usar. Tendo criatividade da pra fazer apresentações fantásticas e divertidas.
    http://prezibrasil.blogspot.com

  • Alexander José

    Hoje fui a uma entrevista para uma vaga de analista de mídias sociais (o que já tenho experiencia), então, o presidente da empresa me perguntou se eu entendia de Prezi, disse a ele que não conhecia, então ele disse que estar na área e não conhecer o Prezi é o mesmo que ser virgem. 

    Resolvi pesquisar sobre, não apenas por mim, mas por um requisito dele próprio. Graças a seu post me sinto muito mais seguro em relação ao Prezi e vou começar a usá-lo agora mesmo.

    @alexanderjosee:twitter 

  • Alexander José

    Hum, vou dar uma olhada pra aprender mais sobre a ferramenta.

  • Pingback: Blog do Digão

© 2008 Powered by WordPress