Sana Inside » Post 'FriendFeed Lifestream Widget: meu primeiro plugin para Wordpress'

FriendFeed Lifestream Widget: meu primeiro plugin para WordPress

Ontem a noite eu ativei na sidebar deste blog o “FriendFeed Lifestream Widget”, um plugin para wordpress que eu desenvolvi ao longo das últimas semanas. Ele cria um widget, totalmente customizável, que exibe informações coletadas via API de uma conta no FriendFeed. A idéia de desenvolver este plugin surgiu no final de dezembro, época em que publiquei este post explicando o FriendFeed e minha motivação para criar o plugin. Se quiser testar, a página (por enquanto apenas em inglês) de descrição, instruções e download do plugin é esta aqui.

Acabei levando mais tempo que o previsto para fazê-lo (eu estava digamos, “enferrujado”, além de janeiro ter sido um mês complicado), mas no final foi bom por eu ter explorado as APIs do WordPress e do FriendFeed, além de pela primeira vez ter desenvolvido com o jquery.

Mas vamos deixar a história de lado e voltar ao que interessa. Se você tem um blog rodando com wordpress, pode querer utilizar este plugin por dois motivos:

  1. Mostrar e linkar para os sites sociais que você usa: todo mundo hoje tem contas em pelo menos uma rede social pessoal, uma rede social profissional, no youtube, no twitter, no flickr ou fotolog. Acredito que todas essas pessoas possam achar interessante que os leitores de seus blogs interajam com elas também nesses serviços, e esse plugin é uma forma fácil de manter links com ícones bonitinhos para todos eles. É só criar sua conta no FriendFeed, agregar os sites que você usa (são suportados mais de 70), instalar este plugin e voilá: lá estarão os links para seus perfis, sob o convidativo título “Follow me around the web”.
  2. Mostrar suas atividades em sites sociais: quase todo blog que se preza hoje mantém um box em sua sidebar exibindo os últimos updates do usuário no Twitter. Por quê não expandir isso? Este plugin permite capturar e exibir não só os updates no twitter, como também seu novo status no facebook, a nova foto que postou no flickr, o link que favoritou no delicious… enfim, todas as atividades que você fizer nos sites que associar à sua conta FriendFeed e puderem ser capturadas por este, serão exibidas através do widget gerado pelo meu plugin.

A possibilidade de total customização é a vantagem do widget gerado por este plugin em relação aos widgets oferecidos pelo próprio friendfeed e por outros plugins. Ainda tem vários detalhes que quero melhorar, pequenos bugs já percebidos a corrigir e funcionalidades a adicionar. Mas para fazer o básico o plugin já funciona bem e de forma estável, portanto se você tiver um blog e se encaixa nas motivações mencionadas acima, dê uma chance ao “FriendFeed Lifestream Widget“. Gostaria de receber feedback de outros blogueiros em relação a eventuais bugs e sugestões de melhoria.

Tags: , , , , , , , ,
© 2008 Powered by WordPress