Sana Inside » Post 'Windows 7 pode ser o último SO de sucesso da Microsoft. Você já testou?'

Windows 7 pode ser o último SO de sucesso da Microsoft. Você já testou?

windows-7-logoofical-do-dwaMe desculpem meus amigos “linuxistas” (e são muitos, já que estou me graduando em computação numa universidade federal onde todos os pcs dos laboratórios rodam linux), mas eu uso o Windows no meu Desktop. E como as milhões de pessoas que congestionaram os servidores da Microsoft na segunda semana de janeiro, quando ela anunciou na CES 2009 que 2.5 milhões de cópias da versão beta de seu novo sistema operacional estariam disponíveis para download gratuito, também fiquei curioso para testar o sucessor do Windows Vista.

Consegui baixar uma cópia do beta na semana do anúncio, até porque na verdade a MS acabou pela primeira vez na história tirando a limitação do número de cópias e vai deixar os downloads rolando até este domingo, dia 25. Mas ainda não consegui tirar um tempinho para fazer backups e arrumar a casa o pc antes de instalar o Windows 7, cujo ISO baixado tem 2.2GB e deve ocupar 16GB de espaço após instalação, segundo a própria Microsoft.

Embora a reação inicial da maioria das pessoas do meio tecnológico seja apedrejar qualquer coisa que venha da empresa de Redmond, tenho lido alguns depoimentos animadores de especialistas respeitados e isentos sobre o Windows Seven. Apesar de haverem bugs já relatados – e essa é a intenção por trás de todo beta, andam dizendo que o novo SO é mais rápido no boot/shutdown, consome menos memória e trouxe melhorias na interface.

Não posso emitir opinião ainda pois sequer vi algum video ou screencast mostrando o sistema em funcionamento. Mas é bom – pelo menos para a Microsoft – que essas impressões sobre o Windows 7 se confirmem. Primeiro porque pela primeira vez em muitos anos o percentual de mercado do Windows caiu abaixo de 90% (e não, não é o Linux que está subindo, e sim os SOs da Apple, que já comem 8,9% do bolo) ; E também porque, principalmente em tempos de crise mundial, o mercado não vai perdoar outro fracasso como o Windows Vista.

A minha experiência com o Vista não foi tão ruim. Um laptop que comprei em março/07 veio com a versão Home-Premium e, descontados alguns problemas dos drivers da nvidia com jogos mais antigos nos primeiros meses, e depois com drivers da nokia para o meu n95, não tive grandes problemas e no geral me considero satisfeito principalmente com a estabilidade do Vista. Mas não diria que é um SO indispensável – tanto que nem fiz questão de fazer o upgrade no meu PC Desktop, que continua rodando o Windows XP.

E eu acho que é exatamente a dispensabilidade a grande encrenca que a Microsoft pode ter pela frente com o seven. Todo mundo conhece muita gente que não migrou para o Vista (ou pior, fez downgrade dele para o XP quando comprou um PC novo com o Vista já instalado), assim como muitas empresas decidiram também não fazê-lo. Se o Windows 7 – que deve sair entre o final de 2009 e o inicio de 2010 – não acertar direto no alvo e trouxer benefícios claros e relevantes, estará fadado a fracassar.

Não bastasse a crise e a queda nas receitas – ontem mesmo a MS anunciou que vai mandar 5.000 funcionários embora, a nova versão é de valor ainda mais estratégico para a Microsoft pois alguns analistas catastrofistas (ou visionários, sabe-se lá) dizem que essa deve ser a última versão importante do Windows. Não é segredo para ninguém que pessoas e empresas estão gradualmente adotando o uso de aplicações que rodam direto da web (ou “nas nuvens”, se preferir), e com os netbooks vendendo mais do que laptops e o surgimento de SOs para estes cada vez mais leves orientados ao uso de web apps, é mais provável que a profecia feita pela Netscape na década de 1990 de que o navegador de internet ia tornar o Windows irrelevante venha a se concretizar nos próximos anos.

Pois bem, quem quiser testar o Windows 7 e formar desde já sua opinião, pode baixar o beta gratuitamente no site oficial até este domingo, conforme já mencionei. E deixo três informações importantes para os apressadinhos que não lêem avisos ou letrinhas miúdas:

  • Faça backup de todos os seus dados antes de instalar, em especial dos MP3 (ou então, configure os mesmos com permissão para leitura apenas), uma vez que já existe um bug reportado de que alguns MP3 podem ser corrompidos pelo Seven.
  • A versão beta gratuita vai expirar no dia 31 de agosto de 2009, e daí você precisará instalar outra versão do Windows (porque o lançamento oficial da nova versão vai sair bem depois desta data)
  • Não há uma opção de reverter a instalação do Windows 7 e voltar para a anterior. Quando quiser interromper os testes com a nova versão, só é possível voltar para a anterior formatando a máquina ou fazendo uma nova instalação.
Tags: , , , , ,
  • Pingback: Windows 7 pode ser o último SO de sucesso da Microsoft. Você já testou? - www.windows7vista.com

  • http://ultracognitivo.blogspot.com/ Cognitivo

    Testei o Win7 numa maquina virtual…até agora tudo bem(já lá vão 20 dias!). Estou a gostar do desempenho, o design é muito parecido com o do Vista, mas como isso ainda é a versão beta, estou a esperar pra ver a versão final.

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    Oi Cognitivo. Seja bem vindo ao blog e obrigado por contribuir com suas impressões sobre o Windows 7. Eu, até agora, continuo sem tê-lo testado hehehe.

  • http://ultracognitivo.blogspot.com cognitivo

    eh eh eh…espero que já tenha testado..vale a pena…lol

© 2008 Powered by WordPress