Sana Inside » Post 'Obama e a Internet: Yes, we can!'

Obama e a Internet: Yes, we can!

obama-iphoneOs olhos de todo o mundo hoje estarão voltados para Washington DC, onde toma posse nesta tarde o novo presidente norte-americano, Barack Obama. Vou passar batido por qualquer tentativa de palpite ou análise político-econômica sobre a importância do momento ou sobre os enormes desafios que ele terá pela frente para tirar seu país da fossa, e ir direto ao que importa neste blog: A internet e o que ela significa para Obama e seu governo.

Barack  foi o primeiro político de real projeção a entender o poder da internet no mundo atual. Antes de pensar em ser candidato, ele já tinha um perfil no Facebook (e ganhou mais de 2 milhões de “amigos” nele ao longo do último ano). Antes de ser escolhido o candidato oficial do partido democrata, ele já usava a web para arrecadar fundos para sua campanha. Durante a campanha, ele manteve uma conta no Twitter e sua equipe postou vários vídeos na rede. Eleito presidente, anunciou que o programa de radio semanal do presidente seria gravado e exibido também no Youtube (e seus vídeos foram os primeiros a estarem disponíveis oficialmente para download no serviço). E mais que isso: criou o site change.gov para informações sobre a transição do governo e receber questões e opiniões dos cidadãos americanos através de aplicações web de CRM.

Cinismos, hipocrisias e ideologias a parte, o “we” do bordão de Obama conclama as pessoas a participarem das tais mudanças, e o presidente percebeu que a web é o melhor lugar para reunir pessoas e fazer elas se engajarem em atividades que dificilmente fariam fora dela. Isso porque, com a internet, a sensação é a de que nós também podemos e fazemos diferença. Nós podemos ter acesso a virtualmente todo o conhecimento já produzido pela humanidade. Nós podemos nos reaproximar de velhos amigos, estreitar  laços com os parentes e fazer novos amigos. Nós podemos ter acesso a novas formas de entretenimento, disponíveis full-time a nossa espera. Nós podemos realizar tarefas e solicitar serviços de forma mais rápida e eficiente, economizando o nosso tempo para fazermos o que julgarmos mais importante. E nós podemos dar várias contribuições para ajudar nosso país e o mundo.

É inspirador e motivador constatar que o líder mais importante do planeta não é mais um caipira conservador ou um senhor de cabelos brancos nascido na época em que radinhos a pilha eram o máximo em tecnologia. Que esse líder parece entender que o mundo mudou muito nos últimos 15 anos, e que a internet e a tecnologia exerceram papel fundamental nessa mudança. E que ele está disposto a extrair da rede o que ela de melhor tem para oferecer.

Mas Obama não quer só “usar” a internet. Mais importante que isso, ele já demonstrou que quer dar suporte a ela. Prova disso é o fato de que no seu governo, os EUA serão o primeiro país da história a ter um cargo de CTO, uma pessoa que irá estabelecer políticas públicas relacionadas a tecnologia. Ele já deu pistas de que fará um governo aberto, com transmissões pela web inclusive das reuniões de governo, de que irá dar suporte à neutralidade na internet e de que entende que é preciso investimentos em infra-estrutura para que a rede continue crescendo saudavelmente.

O mundo (e principalmente os EUA), você já sabe, está em crise econômica. Se Obama e sua equipe realmente entenderam que o paradigma mudou e na prática criarem políticas e realizarem ações para que pessoas e empresas que ainda estão com a cabeça no século passado possam entender e usar melhor a tecnologia e a internet, já será uma mudança e tanto. E essa mudança pode inspirar líderes e novos políticos em outras partes do planeta a fazerem o mesmo e produzir um efeito dominó que, aí sim, nos possibilitaria sair mais rapidamente dessa bagunça e entrar em um novo ciclo de prosperidade.

Muitos dizem que sorte é o encontro da oportunidade com a competência. Que toda crise traz várias oportunidades. E que o novo presidente americano é uma pessoa bastante preparada. Portanto, boa sorte Barack Hussein Obama. O mundo conta com você.

Tags: , ,
© 2008 Powered by WordPress