Sana Inside » Post 'O LG Renoir e os desejos dos consumidores de celular'

O LG Renoir e os desejos dos consumidores de celular

lg-kc910-1O  lançamento no Brasil do celular LG Renoir gerou bastante bafafá na boboesfera brasileira nesse final de semana, graças a uma ação de marketing que consistiu em levar dezesseis blogueiros para passear no Guarujá, munindo-os com o celular em questão e conexão 3G para documentar tudo em fotos e blogar/twittar/flickear à vontade, preferencialmente usando a tag #lgrenoir para que todas as atividades fossem captadas num livestream do blogblogs.

Enquanto a maioria de blogueiros/twitteiros excluídos pareciam mais preocupados em gerar flamewars e tentar botar água no chopp da ação da LG criticando a forma como foi feita, os blogueiros escolhidos e o celular que não viram e não gostaram, eu particularmente achei interessante a iniciativa pois com a visiblidade alcançada certamente fez muita gente ouvir pela primeira vez e buscar mais informações sobre o aparelho (meu caso, por exemplo), e pela boa sacada de levar os blogueiros para um lugar bonito onde eles puderam usar e abusar da principal característica do LG Renoir: a câmera de 8 megapixels.

Embora o novo celular da LG tenha um pacote decente de funcionalidades (conectividade wi-fi/3g, tela 3′ touchscreen, gps, saída pra tv e outras), smartphones não são exatamente a praia da empresa coreana, havendo pelo menos meia-dúzia de concorrentes (Nokia, Sony Ericsson, Samsumg, Apple, HTC, Rim) que tem mais know-how nesse mercado e fazem aparelhos melhores e por isso mesmo mais vendidos e conhecidos.

Assim, embora dificilmente vá fazer a cabeça de geeks e power users de dispositivos móveis, um modelo como o Renoir pode conquistar muitos clientes justamente por apostar em oferecer uma das melhores câmeras já integradas a um celular. Pesquisas já mostraram que a maioria das pessoas não usam nem metade das funcionalidades de seus celulares, e dentre as que exploram seus dispositivos para outras atividades além de ligações, usam ele para enviar SMS, jogar, ouvir músicas e tirar fotos, nessa ordem.

Apesar do uso percentual baixo, a qualidade da câmera provavelmente é um importantíssimo fator de decisão na compra de um celular, e certamente é o que mais chama a atenção do usuário médio. Tanto é que, nos últimos dois anos, sempre que mostrei os meus celulares (um SE K800 com câmera de 3.2 mp e agora um Nokia N95 com 5mp) a amigos e parentes de formação e interesses “não-tecnológicos”, 9 em cada 10 se impressionavam mais com a câmera deles do que com qualquer outra de suas mil e uma utilidades.

A LG certamente sabe disso e acertou em cheio ao trazer esse aparelho logo para o mercado nacional (apenas dois meses após o lançamento no exterior), e na abordagem utilizada nesta ação de marketing que repercutiu em muitos sites. Se vai vender bem ou não vai depender de outros fatores, mas definitivamente foi um bom começo.

P.s.: a propósito, seguem os links para as impressões e fotos postadas nos blogs de alguns dos convidados para conhecer o LG Renoir: Meio-bit, Querido Leitor, GeekChic, Infopod, E-code, Comunicadores, Baunilha, fotos no flickr

P.s. 2: Para um review de verdade do dispositivo, o mais recomendado é dar uma olhada no bom e velho GSM Arena.

Tags: , , , ,
  • http://www.contraditorium.com cardoso

    Diego, o renoir NÃO é um smartphone, não é esse o target, em momento algum ele foi feito para competir com o iPhone ou um Nokia E71 ou um Blackberry.

    De resto, as resenhas de verdade estão começando a sair, ou você queria que a gente passasse o final de semana enfurnado destrinchando o aparelho?

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    Yep, eu me toquei (e me deram o toque) a respeito desse “detalhe” logo depois de escrever o post, mas de qualquer forma obrigado pelo complemento.

  • http://www.pauloacosta.com/lab/log/ Paulo A. Costa

    Vi umas fotos tiradas por este celular, e finalmente acho que vou poder concretizar o meu sonho de me livrar de minha máquina fotográfica.

    Espero que o preço não seja algo do tipo IPhone …

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    Oi Paulo, bem vindo. Realmente a qualidade das fotos do LG Renoir é muito boa, em condições de boa iluminação eu diria que já dá pra dispensar a câmera “dedicada”, mas para fotos à noite, embora ele esteja bem a frente de outros bons celulares, ainda não parece o ideal. Pelo que andei lendo, o preço deve ficar em torno de R$ 1300,00, desbloqueado. Acho um valor honesto.

  • Pingback: IceCream » Blog Archive » Clube Renoir - Aconteceu, pensou, postou, derreteu

  • Almeida

    Barbara oi eu acho q vou ficar doente se não ter um desse adoro a LG sempre renovando o meu é velinho mas é LG………me da um…….Diretor da LG…..obrigada pela a atenção….

© 2008 Powered by WordPress