Sana Inside » Post 'O Twitter vai matar o RSS?'

O Twitter vai matar o RSS?

twittervsrssO Twitter foi uma das web apps que mais cresceu neste ano (este report diz que 70% dos atuais usuários descobriram o serviço em 2008), e definitivamente foi o que recebeu mais hype por parte da imprensa e de usuários early-adopters. Sim, esse nicho de usuários ativos e desbravadores aderiram em massa à idéia imbecilmente simples porém viciante (e definitivamente interessante) de contar ao mundo em 140 caracteres o que eles estão fazendo num dado momento. E apesar de não haver ainda uma versão em português, os brasileiros, seres sociais que são, também estão surfando essa onda e já ocupam o seu espaço no site.

A crescente popularidade do Twitter, porém, vem suscitando algumas questões. Enquanto a imprensa e os primeiros usuários se perguntam como o serviço será monetizado e se em 2009 o Twitter vai continuar sendo um site de nicho ou se vai fazer a transição que fizeram as redes sociais e receber a adesão das massas, eu me faço a pergunta (tão relevante quanto as duas anteriores): será que o Twitter vai matar o RSS?

A resposta mais provável para a pretensiosa questão é:  não, não vai. Mas vai tomar bastante espaço. O fato é que, navegando por blogs e sites de notícias, dá pra notar que um número cada vez maior deles oferece um link “Siga no Twitter” junto ao tradicional link para assinar o feed rss. Já existe até um serviço para que blogs e sites exibam um contador semelhante ao do feedburner indicando quantas pessoas estão acompanhando no Twitter.

As razões para o Twitter ser cada vez mais usado para receber atualizações de sites e blogs em detrimento do rss são fortes. Primeiramente, ferramentas para acessar e acompanhar o que se passa lá são numerosas e estão disponíveis em tantas plataformas quanto os leitores de rss: websites, plugins para navegadores, softwares para celulares e até mesmo sms. Dá pra ficar ligado a qualquer hora, e de qualquer lugar.

Outro boa razão é o aspecto social. Feeds Rss são impessoais. Não há interação. Com o Twitter, um leitor pode submeter uma resposta imediatamente em um status publicado por um blog e contar aos seus amigos e pessoas que o seguem sobre aquela atualização. Essa característica social do serviço é benéfica inclusive para sites e empresas, que podem acompanhar tudo o que está sendo dito sobre elas com uma simples busca no site, e ainda recebem tráfego através de links incluídos nas mensagens divulgadas pelos usuários para seus seguidores (o twitteiro Robert Scoble comenta que muitos  CEOs têm lhe dito que o Twitter está gerando mais visitas para seus sites do que os blogs).

E por fim, há o aspecto centralizador e multiplicador de notícias que a aplicação possibilita. Por meio dele, você acessa todas as atualizações que pretende receber, sejam elas provenientes dos sites que gosta de ler ou dos seus amigos. Além disso, no Twitter, pessoas “comuns”, e não os blogs ou veículos de imprensa, estão difundindo notícias sobre fatos importantes que acontecem no mundo, em tempo real. Por exemplo, quem fica ligado no Twitter, soube antes dos atentados terroristas em Muambai no mês passado. Ou receberam rapidamente fotos e informações sobre o avião que pousou no Rio Hudson em janeiro.

Por essas e outras, eu já aposentei definitivamente o meu leitor de feeds (que eu já não usava muito mesmo), e estou aos poucos seguindo pelo Twitter as atualizações que me interessam. Muitos usuários já fizeram isso e outros em número cada vez maior também o farão. Portanto, se seu site ou blog só oferece atualizações por RSS, essa é uma boa hora para mudar isso e se juntar ao Twitter. Ou você poderá perder a oportunidade de ganhar novos “seguidores”.

[Artigo atualizado em 17/01/2009]

  • http://www.raquelcamargo.com Raquel Camargo

    Olá!

    Bacana esse seu olhar…
    acho que matar o RSS, o Twitter nao mata. Pode rolar uma substituição, mas ainda é algo paliativo… pq em leitores de feed vc tem a possibilidade marcar coisas lidas, nao lidas, é possível ter um maior controle das coisas, e no twitter nao. se vc fica dias sem acessar, é um custo cruel para se recuperar.

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    Uma das grandes belezas do Twitter é a api aberta e muito simples. Se ainda não existe uma aplicação para Twitter que te dá essas funcionalidades que vc citou dos leitores de feed, pode ter certeza que alguém em breve vai sentir essa necessidade e construir uma :)

  • http://sergioflima.pro.br/blogs Sérgio Lima

    Opa Diego!

    O compartilhamento de leituras do google reader leva vantagens sobre o twiter pois implica em indicar textos dos feeds dos seus amigos… logo os textos são, em última análise, duplamente filtrados…

    A idéia de receber tudo quanto é texto e pensamentos sem filtros de reflexão é que mais ser feliz por não surfar o hype do twitter :-)

    Abraços

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    Oi Sérgio. Não sei se entendi sua última frase, mas de fato uma das desvantagens que não citei do Twitter é a quantidade de “ruído” que você pode receber de quem você estiver seguindo. Mas novamente, conforme respondi à Raquel, é questão de tempo até que surjam aplicações para o Twitter que gerem a possibilidade de filtrar os updates que você recebe e adicionar funcionalidades dos leitores de feed existentes.

  • http://www.raquelcamargo.com Raquel Camargo

    Taí, vou ver se consigo fazer acontecer o experimento. Mão na massa.
    Te dou notícias se rolar! :)

  • luizzeross

    O que não gosto do Twitter é sua falta de conteúdo. Enquanto vejo um post por um RSS Reader, com imagens, descrições completas, o Twitter eu vejo apenas as manchetes. Sem contar o número imenso de posts totalmente inúteis que são publicados por muitos.

© 2008 Powered by WordPress