Sana Inside » Post 'O celular perfeito'

O celular perfeito

Apesar de me considerar um semi-early adopter em relação a hardware para computadores desde sempre, minha relação com telefones celulares no começo nem de longe foi a mesma. Meu primeiro aparelho, que ficou comigo por uns bons anos, foi um daqueles nokias branquinhos, pesado e cujo único apelo “cool” era o fato de ser usado pela Sidney Bristow nas primeiras temporadas de Alias. De resto, só servia para falar, mandar sms, e jogar uma versão bem rudimentar de snakes. Troquei ele por um Sony Ericsson K750i no final de 2005, e em 2007 migrei pro k800. Embora estes dois últimos já fossem celulares com características de smartphone, meu principal uso era das funções multimídia e de armazenamento deles.

Foi somente agora no ano de 2008, animado pela expansão das redes 3G no Brasil, que comecei a me interessar por um celular como computador de mão e meio de acesso à internet. Adquiri um N95 em abril e rapidamente me tornei um entusiasta. Ao longo deste ano, usei o aparelho intensamente para consultar emails, ler notícias, fazer buscas, assistir vídeos no youtube, ouvir músicas e rádio, e até mesmo realizar transações na bolsa. As aulas chatas da universidade nunca mais foram as mesmas. Porém, embora o N95 seja um excelente aparelho (melhor que o Iphone para o meu gosto pessoal), como todo entusiasta eu quero mais. Quero poder, principalmente, navegar com mais qualidade na internet (numa tela maior  e touchscreen), e digitar com mais qualidade e agilidade.

Por várias vezes, me peguei pensando no que teria um celular perfeito, e comparei esse modelo ideal com os principais lançamentos do ano: Iphone 3G, G1, Xperia X1. Nenhum deles tinha exatamente tudo o que eu gostaria. Neste mês, porém, me animei com o anúncio da Nokia apresentando o N97, a ser lançando no primeiro trimestre de 2009. Excluindo um pequeno detalhe, o N97 é o aparelho perfeito. Mas o que, afinal, eu considero importante para tornar um modelo o  “The one”? Eis a lista de características, comentadas, e especificando o que cada um dos celulares mais badalados do ano tem ou não:

  • Tela de 3.5′ touchscreen: o paramêtro é o iphone, e o único concorrente a se igualar foi o N97. Xperia e G1 tem telas de 3.0′.
  • Conectividade gprs,edge,3G,wi-fi,bluetooth: todos os modelos oferecem.
  • Teclado Qwerty: O xperia X1, o G1 e o N97 tem, Iphone não.
  • Câmera com resolução de 5MPs: já tive camera de 2mps (como a do Iphone) e 3.2 mps (como a do Xperia e do G1) , mas nenhuma se iguala aos 5mp que uso com o N95, e que o N97 também oferece.
  • A maior capacidade de armazenamento possível (e expansível): O N97 virá com 32GB internos e aceitará cartões microSD hotswap. Iphone (8/16 GB, não expansíveis), G1 (somente cartões microSD) e Xperia (idem) não chegam nem perto aqui.
  • Sistema Operacional OpenSource: Não gosto do WindowsMobile (Xperia), e muito menos da plataforma do Iphone (apesar de ser baseada no unix, é proprietária). Android (ainda pouco maduro) do G1 e Symbiam do N97 são as que me satisfazem.
  • Conectividade GPS e função A-GPS: todos os modelos oferecem
  • Bateria com a maior capacidade possível: smartphones devoram baterias. Usando o meu N95 intensamente, não chega a durar um dia. Xperia  e N97 são os modelos com maior capacidade de carga (1500 mAh), e a bateria é removível (o que não é o caso do iphone).
  • Alta resolução e saída para a TV: O paramêtro aqui é o Xperia, o único com tela realmente de alta-resolução (800×480). N97 (640×360), Iphone (480×320) e G1 (idem) vem logo atrás. Vale ressaltar que apenas Iphone e N97 tem display com 16M de cores, contra 65k dos outros dois modelos. E o G1 é o único que não oferece saída para TV.
  • Plataforma de Serviços e Aplicações Web: Ao mesmo tempo em que o Iphone leva vantagem por ter grande número de aplicativos organizados num só lugar, o fato de que esses aplicativos terem que passar pelo crivo da Apple é um ônus, na minha opinião. O Android segue o modelo da Apple,  com uma plataforma mais aberta, mas ainda muito jovem. O WindowsMobile, também fechadíssimo, tem grande número de aplicativos, mas ainda não existe uma Appstore. E o Symbiam, dos quatro, provavelmente tem ainda mais aplicações disponíveis (por ser o mais aberto e mais antigo), mas a Nokia também não tem uma Appstore. Acredita-se que isso pode mudar com a chegada do N97, que segundo a Nokia terá uma grande integração com serviços e aplicações web.
  • Outras funcionalidades: não mencionei capacidades multimídia pois os quatro aparelhos oferecem com grande competência tudo o que é necessário e desejável em termos de música, jogos e vídeos.

Percorrendo toda a lista, percebe-se que o N97 realmente oferece tudo o que eu quero do celular ideal. Perde apenas para o Xperia X1 na questão da resolução, mas se iguala ou vence os outros nas demais características. O Xperia X1 realmente me agrada, e antes do anúncio do N97 era o modelo que mais me empolgava. Colocaria o G1 no mesmo patamar do Xperia, mas por opinião pessoal e pelo bem da humanidade acho que não deveríamos dar à Google o controle sobre mais uma plataforma de uso em massa. O controle das buscas, vídeos e emails já está de bom tamanho!

E dos quatro, o único que eu realmente não compraria é o Iphone. Nunca usei um, e embora admita que talvez sua interface e usabilidade seja a melhor, ela não é tão superior a ponto de ser indispensável (e os outros três modelos mencionados parecem ter avançando bastante neste fator). Por outro lado, várias coisas me desagradam nele:  é preciso hackeá-lo para poder usar tudo o que ele pode oferecer para um power user; o uso do bluetooth é capado (é preciso hacker); a câmera não faz vídeos (e tem só 2MP); não pode trocar a bateria; não pode expandir a memória; não gosto da idéia de ter apenas um teclado na tela touchscreen. Em resumo: o aparelho da Apple pode ser maravilhoso para o usuário médio, mas não é para mim.

E por fim, faltou mencionar os preços: sem subsídios e contratos longos com operadoras, o Xperia sai a $750.00, o Iphone 16GB a  $700.00 e o G1 a $460.00 (preços consultados no Ebay), enquanto o N97 deve chegar custando o mesmo do Xperia. E é por causa desses valores altos é que eu provavelmente vou ter que esperar até 2010 para poder botar as mãos no meu próximo celular :(

Tags: , , , , ,
  • Ricardo

    É bem legal vc fazer o modelo do celular perfeito, mas contudo essi conceito sempre irá mudar. Mais ficou bem legal o conceito do celular perfeito… o que falta é o preço de um V3 xD ai seria perfeito de verdade abraço Otimo Post.

  • Pingback: 10 motivos para não comprar um Iphone 3G S | Sana inside

  • samuel

    Tipo na minha opiniao vc nao deve ver pela internet vc deve ja chega na loja e ver qual eo celular que te chama mais claro vc tem que pesquisar sobre os celulares
    valeu garelinhaa
    pretendo ter ajudado *—-

© 2008 Powered by WordPress