Sana Inside » Post 'Os comentários agora são powered by Disqus'

Os comentários agora são powered by Disqus

Acabei de finalizar a integração do Disqus com a minha instalação do WordPress. Não foi exatamente plug-and-play (tive que editar alguns arquivos do template que uso), mas valeu a pena o pequeno esforço extra. O Disqus (discuss -> discutir) é uma ferramenta bem interessante para receber e gerenciar comentários, que pode ser integrada com as principais plataformas de blogs e CMS (através de plugins já disponíveis), e de uma forma geral em qualquer site (através de API) que aceite comentários em alguma página. Na minha opinião, é o melhor serviço/plugin pra receber comentários num site/blog, e merece ganhar mais usuários: na página inicial eles dizem que 45mil sites estão usando. Não sei quantos desses são em brasileiros (provavelmente pouquíssimos), mas esse número deve começar a crescer agora que eles estão incluindo o português entre os idiomas suportados. OK, mas quais são os benefícios que fariam alguém aposentar o sistema de comentários nativo de seu site em favor do Disqus?

[free jabá mode=on]

Eu diria que, para o dono do site, é bacana porque adiciona funcionalidades ao sistema de comentários (como paginação e discussões em thread – incluídas nativamente pelo wordpress 2.7 – e classificação dos comentários), ferramentas de administração e moderação com melhor usabilidade e mais poderosas, filtra spam (não precisa instalar o plugin Askimet), bloqueia usuários por nome, email e IP, transforma o sistema de comentários numa comunidade e, um dos meus prediletos, permite o acesso e moderação dos comentários pelo celular (otimizado para). Ah sim: é SEO friendly (os comentários ficam armazenados na base de dados do Disqus E na do seu site) e importa os comentários já existentes.

Já para os usuários, as vantagens são a maior facilidade para “trackear” e gerenciar os comentários e replys que forem feitos em qualquer dos sites que usam o disqus, a possibilidade de responder a comentários pelo email e por celular, de poder usar um único login para comentar (nos sites habilitados), e o fato de que seus comentários nunca serão deletados (mesmo que o dono do site delete um comentário, ele continuará disponível para você na página do seu “perfil” no disqus). Com essa funcionalidade, você até mesmo criar um perfil público e deixar disponível para que todos tenham acesso aos comentários que você fizer nos sites que usam o Disqus.

Bem, e no geral, o serviço é legal  porque tem um visual branquinho, clean e com UI fazendo bom uso de ajax, porque gera feeds dos comentários em um post e porque oferece a funcionalidade de vídeo-comentários, através de integração com o Seesmic.

[free jabá mode=off]

Tags: , , , ,
  • http://hamiltont.blogspot.com/ Hamilton

    Adorei descobrir o Disqus. Instalei-o em 3 blogs meus.
    Não há coisa menlhor.

  • gabriellaguerra

    Muito interessante a matéria!

  • tja0788

    Amigo, gostaria de saber como coloca-lo no meu site ( site não blog). Agradeço a ajuda.

  • http://www.newlaw-magazine.com/ Cadyna Lancaster

    Disqus has always been my favorite commenting system. The speed of it always amazes me.Disqus is under active development.it is a listen to user feedback.

  • http://www.wibookandpaper.org/ Bonnie Morgan

    What's cool about Disqus is that it makes it painlessly easy to comment, and does a good job at blocking spam.

  • http://www.automobileindesign.com/ Georgia Griffin

    Disqus is the most influential blogging system now a days, no wonder why many bloggers use disqus. It has certain awesome features such as networking your comments ease of time for bloggers and comment posters…

  • http://www.blogdodiego.net Diego Lima

    Coloquei ontem no meu blog, o Disqus é o melhor.

    Até +

  • http://www.melhoresdicas.com Sidnei

    Tive problemas para acessar o formulario de comentarios por aqui, achei que demorou para abrir, e ficou meio desconfigurado. Será problema no meu navegador?

  • Renato

    Valeu pela dica!!

  • http://www.baixakihd.com/ Baixaki FilmesHD

    Parece ser bom, Tem um Visual Muito Bonito. Adorei

  • Carol

    Excelente artigo. Encontrei este artigo também muito bom sobre como abrir uma empresa.

  • http://webmais.com Fabrix Doromo

    IntenseDebate vs. Disqus, qual o melhor sistema de comentários, como instalar, e porque utilizar no seu blog. http://webmais.com/intensedebate-vs-disqus-qual-o-melhor-sistema-de-comentarios-como-instalar-e-porque-utilizar-no-seu-blog/

  • http://twitter.com/mavibole Marcus Vinicius
  • Conceição

    Disqus é bem legal.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=689621226 Eder Baum

    Estou testando o Disqus, pois aparentemente o do Facebook parece bem legal tambem, mas não sei se apostar nele seria legal, já que o Google deve colocar algo no ar também com seu Googgle+

  • http://www.healthinformationtips.net/ health insurance

    I think using disqus can improve our website by a substantial amount. I like the idea of real time comments because then I can see peoples opinions and thoughts straight away. I can also reply to the comments straight away.

© 2008 Powered by WordPress