Sana Inside » Post 'Controle o seu grafo social com o Buddypress'

Controle o seu grafo social com o Buddypress

Ontem, lendo o anúncio oficial do lançamento da versão 2.7 do wordpress, tomei conhecimento de um projeto paralelo dos desenvolvedores do WP, o BuddyPress . Basicamente, é um conjunto de plugins para o wp que transforma este numa plataforma de rede social, adicionando a um site criado com o software funcionalidades para que os membros possam interagir socialmente. A lista de funcionalidades cita as seguintes possibilidades adicionadas pelo BuddyPress:

  • Criação de perfis mais completos e complexos para os membros da rede social
  • Troca de mensagens privadas
  • Lista de amigos
  • Grupos e comunidades
  • Tracker de atividades (suas e dos seus amigos)
  • Blogs (duh!)
  • Atualizações de status
  • Álbuns de fotos

Em resumo: tudo que as redes sociais mais usadas do planeta já têm. Entretanto, ainda assim achei a idéia muito interessante por um simples fato: tira o controle sobre suas informações das mãos de terceiros e o devolve às suas mãos. Power to the people baby! Ao invés de dar de graça para o google, o facebook ou a News Corp. todas as informações sobre seus gostos, preferências e contatos, com cerca de R$ 20,00 mensais (custo médio de um shared host para hospedar um site) você poderá criar a sua rede social no seu próprio domínio, sua página pessoal 2.0, e manter contato, interagir e saber o que estão fazendo todos os seus amigos que também tenham um site BuddyPress ou não (já que, quase certamente, alguém desenvolverá algum plugin para que amigos do orkut, facebook e myspace possam ser adicionados, logar e serem notificados sobre o que está acontecendo no seu BuddyPress sem necessariamente ter um). Animador e promissor, não?

[Atualização incluída em 19/12/2008] Acabo de ver no blog oficial que o primeiro beta foi liberado para o público.

Um pequeno detalhe: o BuddyPress ainda é um projeto em fase de pré-lançamento, mas seus desenvolvedores prometem o primeiro release oficial até o final deste ano.

© 2008 Powered by WordPress