Sana Inside » Post 'Começando minha Página Pessoal 2.0'

Começando minha Página Pessoal 2.0

Há 10 anos, quando a internet já estava se disseminando de forma auto-catalítica, não existiam aplicações web cheias de recursos facilmente customizáveis por qualquer um que queria disponibilizar suas informações para o mundo.  Quem desejasse ter um cantinho pra chamar de seu na web contava com serviços de hospedagem gratuita  (o mais famoso foi o geocities) do que então chamávamos de “homepages”, porém era necessário aprender html e fazer tudo sozinho, na raça. Sem assistentes nem formulários automatizados. Foi o que eu fiz durante as minhas férias de julho no segundo ano do ensino médio: aluguei um livro de html na biblioteca da escola, criei uma conta no angelfire e uns dez dias depois, lá estava minha primeira página pessoal, escrita com tags html rudimentares e cheia de gifs animados toscos: parecia uma árvore de natal (se você não vivenciou essa fase da web, pode ter uma noção de como era carregado o visual dessas homepages acessando o myspace de algum adolescente sem noção – eles são maioria por lá).

Uma década mais tarde, estamos em meio a era da chamada “web 2.0″. Agora, quem quer contar um pouquinho (às vezes muito) sobre si, manter contato com amigos ou desconhecidos e compartilhar conhecimentos, faz isso através de blogs, fotologs, redes sociais e aplicações afins. Eu diria que o seu perfil no orkut ou o seu blog no wordpress são a evolução das homepages que criávamos na década passsada. O propósito e o tipo de informação veiculada são essencialmente os mesmos. Pegando emprestado o rótulo “web 2.0″, eu os chamaria de Página Pessoal 2.0.

Minha página pessoal 2.0. É assim que eu gostaria de chamar este site. Não que eu queira reinventar a roda e criar um novo rótulo, nem que eu não goste do termo “blog”, mas é que as ferramentas de publicação de blogs mais usadas já transbordaram o propósito inicial destes e hoje são verdadeiros CMS, usadas por milhares de pessoas que criam sites (pessoais ou não) ricos em conteúdo e com funcionalidades complexas. Sanainside.com é uma retomada da primeira página pessoal que eu construi, aquele primeiro passo de uma jornada de muitas léguas que continua sendo percorrida.

Usarei este site para saciar minha improvável afeição por escrever (que aprimorei durante os quatro anos em que editei o agora “falecido” Central da Música), e espero que estes textos gerem discussões produtivas e novos conhecimentos, para mim e para você. Escreverei sobre o mercado de internet, englobando startups, tendências e inovações;  sobre “fazer internet”, não somente sob a ótica de desenvolvedor, mas também de empreendedor; sobre gadgets e tecnologia em geral, especiamente as relacionadas com a internet e telecomunicações; e um pouquinho sobre computação, a ciência. Quero compartilhar as opiniões que formei ao longo desses dez anos acompanhando a evolução e o mercado de internet, e a experiência que adquiri desenvolvendo empreendimentos como o já citado Central da Música e o Flogão. Acredito que serão relevantes para alguém. Além dos textos, tenho a intenção de disponibilizar neste site alguns tutoriais, serviços úteis, os projetos que eu vier a desenvolver, e o que mais fizer sentido.

Seja bem vindo.  E volte sempre :)

Tags: , ,
  • Diego

    Parabéns pelo site xará, estarei acompanhando :)

  • http://www.sanainside.com admin

    Opa, valeu cara :)

  • diegomsana

    Testando melhorias no disqus

  • diegomsana

    Novo teste

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    novo teste

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    testeeeeeeeeeeee

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    fdsfdsfsdfsdfds

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    novo comentário

  • http://www.sanainside.com Diego Sana

    Bu!

  • dMart

    hola, SANA!

    aqui é dMart. é um prazer reencontrar o amigo na web. mais ainda: reler a entrevista da Doidivanas para o Central da Música foi uma trip ao passado muito bacana.

    baita abraço!

    dMart
    http://www.pastoreio.org
    http://www.imaginaeditora.blogspot.com
    http://www.doidivanas.com.br

© 2008 Powered by WordPress